Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Outubro de 2009 às 17:50
Por: Aline Ferreira

    Imprimir


O objetivo é orientar o empresário e auxiliá-lo em todas as ações do setor

Aproveitando o momento entusiasta que o comércio passa, a SICME em parceria com a prefeitura municipal de Arenápolis inaugurou mais uma sede do CAE (Centro de Atendimento Empresarial). Uma das principais ações da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, em 2009, é a implantação desse sistema que tem proporcionado principalmente aos municípios interioranos a capacidade de oferecer aos empresários um suporte de referência, com qualidade, destinando-os o apoio necessário para o melhoramento de seu empreendimento.

O de Arenápolis foi no último dia 16 (sexta-feira), no antigo prédio do Centro de Reabilitação, com a presença da senadora Senadora Serys Slhessarenko (PT – MT), secretário da SICME, Pedro Nadaf, presidente da MT Fomento, Arcleidy Dias Pereira, deputado estadual Vagner Ramos (PR) e secretário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos (Cidinho). O prédio também disponibilizará os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Agro Ambiental e Planejamento Estratégico, além de informações sobre o Micro Crédito, Balcão de Emprego, fomentação de cooperativas, criação e viabilização de projetos, entre outros.

Estão previstas 32 unidades espalhadas por todo o Estado. Já foram inaugurados 15 e, até o fim deste ano, as outras 17 também entrarão em operação. O principal pré-requisito é a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa municipal (com base na Lei Complementar 123/2006), orientação dada pelo superintendente do Sebrae, José Guilherme Barbosa Ribeiro em uma reunião no inicio do ano, discutindo medidas práticas para o fortalecimento do comércio, o revigoramento da estrutura local para a chegada de novos empreendimentos.

No ato da inauguração, o prefeito municipal Farid Tenório afirmou que o CAE também servirá de suporte para o desenvolvimento de políticas econômicas regionais, que Arenápolis foi o primeiro município em aderir a lei Lei Geral da Micro e Pequena Empresa municipal, do momento ímpar que o município vive e da possibilidade de ter mais cinco empresas até o fim do ano. “Cada cidade tem seu diferencial econômico e verá o Centro de Atendimento em Arenápolis com objetivos diversos para toda região”.

Já o deputado Vagner Ramos falou sobre respaldo que a senadora Serys tem dado para a promoção do desenvolvimento da região e bem como de todo o estado, incentivando grandes empresários e buscando alternativas de emprego e renda principalmente aos municípios que vivem á sombra do fim do extrativismo mineral (garimpo de ouro e diamante).

Por sua vez, Serys comentou sobre a descoberta da vocação dos municípios em revigorar a sua economia, do papel fundamental que a mulher exerce na sociedade e na política. Acrescentou ainda sobre o grande trabalho realizado pela SICME em “descentralizar” as ações, possibilitando o crescimento e atendendo a necessidade da população. Em nome do presidente Lula, a senadora Serys mensurou sobre o programa Luz para Todos, segunda ela, o desejo do presidente é que todas as propriedades rurais possam ter esse benefício até 2010, possibilitando o crescimento ainda maior do cooperativismo e da agricultura familiar.

Pedro Nadaf acrescentou dizendo que o governo do estado é um grande parceiro do governo federal em todas as ações que possam beneficiar o maior número de pessoas. Segundo ele, o intuito do CAE é disponibilizar serviços a 13 mil empreendedores em todo o estado e definitivamente calibrando as diferença, tendo o papel de descentralizar informações necessárias para os empresários na hora de tomar decisões no setor econômico. Cada unidade terá computadores e profissionais qualificados para orientar os empresários. “Estes Centros oferecerão informações sobre os incentivos fiscais do Governo do Estado e todos os dados referentes ao setor econômico, como ranking de exportação, Produto Interno Bruto (Pib) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre outros”, finalizou.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152780/visualizar/