Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Outubro de 2009 às 12:05
Por: Leandro J. Nascimento

    Imprimir


Aproximadamente 20 quilômetros da BR-163 entre Guarantã do Norte e a divisa com o Pará encontram-se asfaltados. As obras iniciaram em junho do ano passado e são executadas pelo 9º Batalhão de Engenharia do Exército. A extensão total do trecho é de 49,6 quilômetros, cujo orçamento (referencial 2007) supera a casa dos R$ 49 milhões.

A pavimentação envolve um amplo processo desde a detonação de rochas para reduzir a inclinação ou alargar a rodovia até a inserção da camada asfáltica. Ela representará um importante avanço para garantir a trafegabilidade de veículos e facilitar o escoamento da produção agrícola, reduzindo o valor do frete.

Só Notícias apurou junto ao Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran), do Governo Federal, que a detonação dos materiais rochosos será mantida pelos próximos meses apesar do período chuvoso. No entanto, haverá mudanças na terraplanagem – que antecede o asfaltamento. Ela será suspensa devido as condições climáticas. Militares do destacamento já reduziram a velocidade dos serviços desta última categoria.

A interrupção da terraplanagem garantirá que a construção não ofereça falhas. Quando esta fase é cumprida militares dedicam-se aos serviços da subbase, base e primação (emulsão para impermeabilizar o solo). Mais de 300 pessoas estão envolvidas nos trabalhos – entre civis e militares. No mês passado, Exército e Centran promoveram reuniões com moradores da área de abrangência da BR-163 para esclarecer dúvidas sobre a pavimentação da pista.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153175/visualizar/