Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Outubro de 2009 às 19:07
Por: Emili Archer

    Imprimir


Trabalhar a aceitabilidade da criança para que viva normalmente com a diabetes tipo 1, além de mostrar a importância de tomar a medicação corretamente. Esta foi a proposta do encontro em comemoração ao Dia da Criança, realizado nesta sexta-feira (2), pela Secretaria Municipal de Saúde no Centro de Especialidade Albert Sabin (Ceadas). A presença do doutor palhaço trouxe divertidas brincadeiras e presentes. Cerca de 20 jovens pacientes receberam lanche e um quite com alimentos diet.

A gerente do Departamento de Ações Programáticas, Mariúva Valentin Chaves, explica que o objetivo é proporcionar um dia de lazer para as crianças que recebem atendimento médico. “Elas chegam aqui para coletar sangue e receber insulina. Hoje ganharam brinquedos e alimentação diferenciada”, disse.

Para a endocrinologista Deolinda Muniz, o encontro periódico é indispensável. As crianças aprendem a importância da higiene no momento de aplicar o remédio. “Desde pequenos eles recebem orientações de como funciona o tratamento. O objetivo é diminuir o número de internações e proporcionar mais qualidade de vida para as crianças com diabetes mellitus”, fala.

A dona-de-casa Raimunda Nonata conta que descobriu a doença do filho quando ele tinha apenas 1 ano e 6 meses. “Foi muito difícil aceitar a diabetes em um bebê. Mas com a orientação que recebi aqui no Ceadas estou mais tranquila. Hoje com 5 anos, ele está aprendendo como se alimentar corretamente e até aplicar a injeção”, conclui.

Doença

Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.

Quando não tratada adequadamente, causa doenças como infarto, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização.

Como não existe cura definitiva para o Diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.





Fonte: Redação/Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/153872/visualizar/