Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Setembro de 2009 às 14:26
Por: Jardel Arruda

    Imprimir


O diretor-presidente da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, Luiz Felipe Sabóia, confirmou a primeira morte de um paciente pediátrico por gripe suína em Mato Grosso. Uma das causas da morte pode ter sido a demora do encaminhamento da criança ao atendimento médico.

A divulgação da morte ocorreu na manhã desta sexta-feira (25), em uma reunião do diretor da Santa Casa com as outras chefias da unidade filantrópica de atendimento.

“É um caso de grande importância, pois vejo nos documentos fornecidos pela Secretária Estadual de Saúde nenhuma morte pediátrica de gripe suína”, declarou Sabóia.

De acordo com o diretor da unidade filantrópica, Maicon Rodrigues Dias, de seis anos, teve febre durante oito dias até ser encaminhado dia oito de setembro ao Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. Entretanto, ela morava em Várzea Grande.

No mesmo dia a criança foi encaminhada para a Santa Casa, onde 24 horas após o internamento ela morreu na UTI pediátrica, com um quadro de insuficiência respiratória gravíssimo. Além disso, Maicon apresentou um derrame neural no tórax e pneumonia.

A certeza da morte por gripe suína veio através de um laudo do instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, da análise de amostras de secreções nasais da criança.

Alerta

O diretor-presidente da Santa Casa também chamou atenção sobre a presença da dengue hemorrágica em Cuiabá. Sabóia revela que há duas crianças internadas na UTI pediátrica em estado grave com casos já confirmados desta doença. Uma delas é um bebê com menos de um ano de idade.

“Cuiabá passa por uma leva de um subtipo viral da dengue e nós não estamos vendo ninguém se preocupando com isso”, alertou Sabóia. Ainda segundo ele, a dengue hemorrágica está atingindo crianças que não tiveram contato com a primeira epidemia.

Poucos Leitos

A Santa Casa de Misericórdia deverá receber pacientes de toda Cuiabá e também de Mato Grosso que necessitarem da UTI pediátrica pelo SUS. Segundo Luiz Felipe Sabóia, lá se encontra uma das únicas unidades de tratamento intensivo para crianças de Mato Grosso e conta com apenas 10 leitos.

O diretor-presidente do hospital afirma que enviou um pedido a Secretária de Estado de Saúde solicitando equipamentos para a UTI no mês de agosto e ainda aguarda resposta.

A reivindicação teria como base uma orientação do Ministério da Saúde, que indica ajuda às unidades de terapia intensiva do SUS onde ocorrerem alguma morte motivados pela gripe suína.

“As Santas Casas representam 60% de todo atendimento do SUS no país e vivem de fôlego curto”, desabafou o médico, que trabalha há 35 anos na unidade filantrópica.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154426/visualizar/