Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 21 de Agosto de 2009 às 22:25
Por: Flávia Borges

    Imprimir


O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Alta Floresta, em parceria com o Ibama, apreendeu 16 balsas que atuavam na extração de ouro no rio Teles Pires, sem licenciamento ambiental. A operação, ocorrida na quarta (19) e quinta (20), apreendeu ainda motores e apetrechos utilizados na extração ilícita de ouro, entre eles, o mercúrio. Também foram recolhidos materiais utilizados em pesca predatória, como redes, espinhéis e anzóis de galho. A operação contou com o apoio da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal de Carlinda.

“A extração ilegal resulta em graves prejuízos ao meio ambiente, como a formação de bancos de areia no meio do rio, poluição causada pelo mercúrio e vazamentos de óleo das balsas”, explicou o promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano. Segundo ele, antes da operação, cerca de 400 pequenos produtores rurais de Carlinda apresentaram um abaixo assinado à Promotoria de Justiça, denunciando a extração ilegal do ouro, por meio de balsas de mergulho, com o emprego de mercúrio. "Os peixes são contaminados pelo mercúrio e, quando consumidos pelos moradores, podem ocasionar diversos problemas de saúde”, explica o chefe do Ibama em Alta Floresta, Luiz Roberto Louzada.

Vacchiano não descarta a realização de outras ações em parceria com órgãos ambientais, visando garantir maior proteção à bacia hidrográfica da região. “O MP adotará providências para exigir o licenciamento ambiental em todas as atividades que envolvam pesquisas ou extração de minérios, dentre eles, o ouro”.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154781/visualizar/