Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 20 de Agosto de 2009 às 00:42
Por: Sinézio Alcântara

    Imprimir


Uma menina de 6 anos, com suspeita de contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1), morreu no aeroporto Nelson Martins Dantas em Cáceres (225 km a oeste da Capital), momentos antes de embarcar para Cuiabá para receber tratamento de saúde. O caso aconteceu na manhã de sábado. A.B.O.G foi internada com febre alta e insuficiência respiratória aguda grave, segundo os médicos características da gripe suína.

O pneumologista Rodrigo Peres, que fez o tratamento da menina em Cáceres, também não descarta a possibilidade de dengue hemorrágica. Ele atestou como causa da morte "síndrome aguda respiratória devido a pneumonia". A suspeita, no entanto, dificilmente será comprovada porque após a morte, não foram coletadas amostras de tecidos para exames. De acordo com o setor de enfermagem do hospital São Luiz, isso ocorreu por problemas técnicos de armazenagem e transporte.

Integrantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do hospital afirmam que mantiveram contato com a equipe do hospital de Pontes e Lacerda, onde a paciente foi internada primeiro, antes de ser transferida para Cáceres. O objetivo seria descobrir o histórico da criança. Porém, teriam encontrado dificuldades. "Eles informaram que se for notificado alguma coisa relacionada à gripe suína iríamos provocar um pânico na cidade. A única coisa que sabemos é que a paciente deu entrada no hospital com febre alta e grave quadro respiratório, tendo sido medicada com antibióticos", disse uma enfermeira.

Natural de Pontes e Lacerda, a menor A.B.O.G, conforme informações, adoeceu no dia 13, quinta-feira. No mesmo dia foi levada para o hospital São Lucas. Diante da gravidade do quadro, foi transferida para Cáceres. Conforme o hospital, a paciente deu entrada às 17h30. A.B.O.G deixou o hospital às 9h de sábado para ser transferida para Cuiabá, mas às 9h30, momentos antes do embarque, foi a óbito.

Outro caso - No dia 4 de agosto foi registrada a primeira morte suspeita de gripe suína em Mato Grosso. O paciente de 30 anos estava internado há 8 dias no Hospital Regional de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá). Até hoje não há resultado dos exames.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/154967/visualizar/