Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 14 de Agosto de 2009 às 18:56
Por: Sergio Guimarães

    Imprimir


Em cerimônia oficial realizada no Ginásio Municipal de Esportes, “Arão Gomes Bezerra – Bezerrão”, na manhã desta sexta-feira (14), cerca de 120 jovens rio-clarenses, nascidos no ano de 1991, prestaram juramento à Bandeira Nacional.

O juramento é parte das obrigações militares inerentes aos brasileiros do sexo masculino, durante o qual os jovens que completam 18 anos participam do período de alistamento militar, compreendido entre 01 de janeiro e 30 de junho deste ano, e são dispensados da incorporação inicial ao Serviço Militar, assumindo o compromisso de atender às convocações das Forças Armadas, em caso de necessidade.

De acordo com o secretário da Junta de Serviço Militar JSM 112, Getúlio Caboclo, anualmente participam das fases de alistamento – entre janeiro e junho – cerca de 1,6 milhões de brasileiros, nas mais de 5.300 Juntas de Serviço Militar espalhadas pelo território nacional, representando um amplo e democrático processo de recrutamento, que independe de raça, poder econômico ou credo religioso.

“Prometo estar sempre pronto a cumprir com as minhas obrigações militares, inclusive a de atender às convocações de emergências e, na esfera de minhas atribuições, a dedicar-me inteiramente aos interesses da pátria”, este é o juramento prestado pelos jovens dispensados durante o Juramento. Após a declaração, os jovens receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento que comprova que estão em ordem com o serviço militar, aptos a obter documentos como passaporte ou participar de concursos públicos. Para o reservista, Adriano José de Oliveira Silva (24), a regularização militar é uma forma de ficar quites com a documentação pessoal. “Além do dever cívico, sem o documento perdemos muitas oportunidades de emprego”, frisou.

A cerimônia contou com a presença do secretário da JSM de Rosário Oeste, Subtenente Antônio Albino, do secretário da JSM de Nobres, Agnaldo Soares Campos, e secretário da JSM de Arenápolis, Marcio Mario Mateus, além da secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Raquel Briante e do secretário municipal de Esporte e Lazer, Laércio Balbino, e de 120 reservistas, dos 200 dispensados neste ano, da prestação do serviço militar em São José do Rio Claro.

Em sua declaração, o prefeito Dr. Massao Watanabe (PR), que também é 2º Tenente da Infantaria R-2 e presidente da Junta Militar de São José do Rio Claro, ressaltou o empenho da administração municipal em garantir opções na qualificação profissional dos jovens e despertar o dever cívico.“Vivemos em um país pacífico, mas devemos ter o compromisso de estarmos prontos para atender o chamado da nossa pátria”, disse Dr. Massao, que entregou o Certificado de Dispensa de Incorporação a um dos jovens.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155376/visualizar/