Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 11 de Agosto de 2009 às 23:59

    Imprimir


A justiça determinou a interdição de duas casas noturnas da capital por não terem providenciado o controle da entrada de crianças e adolescentes aos estabelecimentos e ainda permitir que os menores de idade consumam bebidas alcoólicas, sem restrições. As duas casas devem manter as portas fechadas por um período máximo de 15 dias, conforme decisão interlocutória proferida nos autos dos processos 62/2009 e 194/2008. A decisão foi da juíza Cleuci Terezinha Chagas, titular do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Cuiabá e o descumprimento da ordem judicial gera multa de R$ 5 mil ao dia em ambos os casos.

Em várias ações de fiscalização realizadas em um dos estabelecimentos, os inspetores do Juizado da Infância testemunharam crianças de até 12 anos ingerindo bebidas alcoólicas, como whisky misturado a refrigerante. Verificaram também a inexistência de controle de entrada na casa. O promotor de um evento realizado em uma das casas, que não dispunha de alvará judicial, ainda tentou impedir a retirada de um adolescente do estabelecimento mediante ameaça com arma de fogo apontada para os inspetores, segundo informações relatadas ao Juízo. Conforme a magistrada, as crianças e adolescentes presentes ao evento foram expostos a situações de risco, já que houve uma briga generalizada no local.

“Diante dos fatos narrados, resta claro, o total desrespeito às normas insculpidas no Estatuto da Criança e Adolescência (ECA), pois estas normas visam garantir a proteção da saúde da criança e do adolescente, bem como proteger o menor de exposição pública inadequada a sua faixa etária, tendo em vista sua condição de pessoa em desenvolvimento, além disso, buscam restringir o consumo de determinadas substâncias a menores de idade”, argumentou a juíza em sua decisão.

Em um das casas, conforme os autos, além de comprovar a presença de adolescentes ingerindo bebidas alcoólicas, os inspetores flagraram um rapaz de 16 anos servindo bebidas no bar do estabelecimento durante a madrugada. Conforme os dados, o controle da entrada de menores de idade também não foi verificado nas fiscalizações.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155499/visualizar/