Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 07 de Agosto de 2009 às 19:10
Por: Aline Ferreira e Thiago Itacar

    Imprimir


O solo da região foi considerado um dos melhores para a prática

No último dia 05 (quarta-feira), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Alto do Rio Paraguai que tem como presidente o prefeito de Arenápolis, Farid Tenório foi contemplado com cem quilos de sementes de hortaliças na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder).

O superintendente do MT Regional, junto ao Consórcio do Alto do Rio Parabguai, José Benedito Cândido Souza disse que a distribuição das sementes será feita por meio dos secretários. “A grande conquista desse trabalho se deve ao comprometimento de todos os 15 secretários do Alto do Rio Paraguai. O resultado de tudo isso é a diversificação da cultura em nossa região”, apontou Souza.

José Benedito não tem medido esforço para acompanhar o desenvolvimento gradual da região, em seu trabalho de suporte aos pequenos e médios produtores rurais, grandes avanços já foram obtidos, principalmente nas cadeias produtivas como fruticultura, piscicultura, avicultura e outras.

Outros grandes conhecedores da região é o presidente do Consórcio e engenheiro agrônomo Farid Tenório e o secretário executivo, Arnaldo Luiz Pereira, ex prefeito de Barra do Bugres.

Ao todo, 19 espécies ao sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) irão incrementar a alimentação de pequenos produtores rurais e, consequentemente, irá diversificar as cadeias produtivas da região. Outro fator importante é o melhoramento da merenda escolar e contribuição para o desenvolvimento da Agricultura Familiar. O ato foi conferido por meio de uma ação da Superintendência de Políticas Agrícolas da Seder. Ação de suma importância do médio norte mato-grossense que é extremamente agrícola e se abastece de práticas políticas e de terceiro setor para se reerguer na economia com o fim da era do garimpo de ouro e diamante.

De acordo com o superintendente de Política Agrícola, Luis Carlos Alécio, as sementes de hortaliças irão auxiliar os pequenos produtores no cultivo de mais produtos para serem comercializados. Segundo Alécio, antes da doação das sementes foram identificados os municípios do Alto do Rio Paraguai no que diz respeito à qualidade de solo e clima para que o programa se tornasse eficiente em todos os aspectos. Os produtos, suficientes para o plantio durante cerca de um ano, serão distribuídos pelos secretários de Agricultura.

Entre as sementes doadas, estão quiabo, vagem, beterraba, alface lisa, alface americana, cenoura, cabotiã, berinjela, couve-flor, abóbora, pepino, rúcula, salsa e cebolinha. Para o secretário de Agricultura de Porto Estrela, José Pereira de Souza Filho, a iniciativa irá refletir na mesa dos pequenos produtores rurais com a oferta de várias hortaliças. O secretário revelou que cerca de 150 famílias serão beneficiadas no município. A entrega irá atingir os assentamentos, comunidades e associações de trabalhadores rurais da região.





Fonte: Assessoria/SEPE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155780/visualizar/