Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Agosto de 2009 às 07:19
Por: Mateus Leite

    Imprimir


Administração pretende apoiar os menos favorecidos a iniciar a criação de peixes no município

Seu Vicente Arantes Natalino por mais de trinta anos buscou riqueza nos garimpos de Alto Paraguai. Sem conseguir muita riqueza e hoje já sem forças para garimpar no auge dos seus 69 anos, ele mesmo concorda que ‘tenta ir sobrevivendo’.

Ele, que é proprietário de uma propriedade de três hectares no Bairro São Pedro, é um dos chamados ‘ignorados’ pela Associação de Pequenos Produtores Rurais de Alto Paraguai.

Sua propriedade é propícia para a piscicultura (criação de peixe), porém, a associação que foi criada 2002 com o objetivo de fomentar essa atividade entre todos os proprietários de antigas áreas de garimpo, estranhamente se esqueceu dos menos favorecidos e acabou se tornando um grupo de alta na cidade.

“Nunca ninguém me chamou para nada disso” garante o antigo garimpeiro.

Mas essa realidade esta acabando.

Pensando no bem comum de toda a população alto paraguaiense, administração da prefeita Diane Alves (PR) iniciou o cadastramento de todos os interessados em iniciar a criação de peixes em propriedades rurais do município.

Assim como seu Vicente, que foi o primeiro a dar o nome na lista, todos serão beneficiados com a construção gratuita de tanques, seja na própria propriedade do interesse ou em algum lugar cedido.

A única exigência para isso que isso aconteça e que haja a liberação da SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente).

“Essa é uma forma que encontramos de fomentar a piscicultura em Alto Paraguai. Em nossa cidade existem locais perfeitos para essa atividade que são os antigos garimpos, onde já há até alguns tanques com água é e necessário apenas à readequação com uma máquina para que se inicie a criação” disse a prefeita Diane, que tem a intenção de elevar o município a maior produtor de peixe da região.

“É uma forma de gerar emprego em renda para nossa sociedade” garantiu a prefeita.

A boa notícia também se estende aos ‘minhoqueiros’ da cidade. Eles poderão ser enquadrados na iniciativa caso tenham o interesse em iniciar a criação de peixes.

“Os minhoqueiros estão diretamente ligados a atividade pesqueira em Alto Paraguai e nada mais justo que oferecer a eles essa oportunidade de iniciar um negócio próprio” disse Diane.

A boa notícia agradou seu Nilson Roberto de Oliveira, de 28 anos. Ele exerce a atividade de minhoqueiro há 10 anos e embora não tenha uma propriedade, já mostrou interesse em buscar um parceiro para construção de um tanque.

“É uma boa chance de aumentar minha renda” disse Nilson.

A expectativa do coordenador de cadastramentos dos futuros criadores de peixe, Adão Fausto de Oliveira é cadastrar no mínimo 80 interessados, entre piscicultores e minhoqueiros.

“O produtor só precisa nos apresentar CPF, RG e a documentação de sua propriedade. A prefeitura preparará todo o processo de liberação ambiental junto a SEMA e logo após iniciaremos, fase por fase, a construção dos tanques” garantiu.

Os interessados devem comparecer na Prefeitura de Alto Paraguai na próxima sexta feira (7) para uma explicação e inscrição do projeto.





Fonte: O Divisor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156106/visualizar/