Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 29 de Julho de 2009 às 19:57
Por: Lucas Bólico

    Imprimir


Os próximos três meses em Mato Grosso são de transição do período de seca para o chuvoso. Segundo a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), apesar das chuvas terem se prolongado neste ano, o mesmo não acontecerá com a seca.

A previsão pode trazer dor de cabeça a alguns agricultores, pois em algumas localidades do estado as chuvas poderão ficar acima da média. A possibilidade de que ocorram fortes temporais também é grande, isso porque o aumento do fluxo de umidade da Amazônia em direção à região sul, somado ao calor, costuma causar temporais nessa época. E neste ano o fenômeno El Niño será um agravante.

O meteorologista Luiz Alves conta o quanto a rápida transição do fenômeno El Niña para o El Niño, que acontecerá este ano, é inusitada. “Estamos saindo de um La Niña, quando as águas do Oceano Pacífico estão mais frias, e entrando em um El Niño, quando as águas aquecem, em um curto espaço de tempo, de 2 a 3 meses apenas. Esta situação ocorreu raríssimas vezes e, por isso, há poucas pesquisas indicando qual será a consequência em nosso clima”, explica.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156413/visualizar/