Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 23 de Julho de 2009 às 15:55

    Imprimir


O programa AMM-Previ, coordenado pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, continua despertando interesse de outros estados, como modelo de gerenciamento previdenciário. Nesta quarta-feira (22), o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de São João de Meriti (RJ), Ricardo Cristo, reuniu-se com o presidente da AMM, Pedro Ferreira de Souza, para obter mais informações sobre o funcionamento do programa. Participaram também da reunião o gerente do AMM-Previ, Renato Ferreira de Santana Lara, o técnico da AMM, Jonair Bianquini Filho, e o supervisor jurídico da Agenda Assessoria, Carlos Raimundo Esteves.

O presidente da AMM destacou as vantagens do programa e colocou e equipe da associação à disposição para detalhar o funcionamento do AMM-Previ, que conta com a adesão de 35 municípios. “O programa foi criado há cinco anos e estamos trabalhando para ampliar as adesões para fortalecer as administrações municipais, que contarão com mais economia e praticidade”, assinalou.

O dirigente do instituto de previdência carioca disse que veio a Mato Grosso para iniciar um estudo de viabilidade visando a implantação do programa em São João de Meriti. “Vamos voltar à AMM com uma equipe técnica ampliada para conhecer melhor o funcionamento do AMM-Previ”, destacou Ricardo Cristo, prevendo a visita para o mês de agosto.

São João de Meriti possui cerca de 630 mil habitantes e está localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro. Fazem parte do Regime Próprio de Previdência local cerca de 8 mil servidores ativos, sendo 6,5 mil efetivos e 1,8 mil aposentados e pensionistas. O regime próprio foi implantado na cidade em 2002.

Ricardo destaca como principais vantagens do AMM-Previ a economia, por gerar menor impacto na taxa de administração, a facilidade na gestão de recursos humanos e a desburocratização da máquina administrativa.

Adesão dos municípios - Ampliar a quantidade de municípios que integram o programa AMM-Previ é uma das metas da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM até o final do ano. Das 141 cidades, 91 possuem Regime Próprio de Previdência, dos quais 35 fazem parte do programa AMM-Previ, coordenado pela AMM, com a parceria da Agenda Assessoria, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

O AMM-Previ visa proporcionar aos municípios melhor desempenho na organização e funcionamento da previdência municipal (RPPS), através do formato terceirizado da gestão de ativos e passivos. Economia, eficiência e garantia constitucional dos benefícios previdenciários dos servidores se destacam como importantes vantagens asseguradas aos municípios que aderiram ao programa.

A gestão terceirizada de ativos e passivos possibilita uma considerável economia aos municípios, considerando que o valor pago para sua administração é inferior à percentagem máxima legal de 2%. Sendo assim, o saldo oportunizará gastos com outras despesas administrativas, como a modernização e ampliação do regime, entre outros.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156746/visualizar/