Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 22 de Julho de 2009 às 15:16

    Imprimir


As principais ações governamentais desenvolvidas nas áreas de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente estarão em debate durante o workshop que será realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, de 03 a 05 de agosto. O evento, que é dirigido a prefeitos e secretários municipais das três áreas, conta com uma ampla programação de palestras técnicas. A organização é liderada pela equipe da Coordenação Técnica da AMM, através da Gerência de Desenvolvimento Econômico.

O workshop será promovido em parceria com as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Rural, Turismo, Planejamento, Meio Ambiente, MT Regional, Sebrae, IBGE, Ministérios da Integração Nacional e do Turismo, Indea, Empaer, Banco do Brasil, Conab, Rede Cemat, Senac e Eletronorte.

O presidente da AMM, Pedro Ferreira de Souza, destacou a importância do evento para os gestores, considerando que será uma oportunidade para debater alternativas para o desenvolvimento sustentável dos municípios. “Durante o evento os secretários vão se inteirar sobre as oportunidades, como programas, linhas de créditos e políticas governamentais”, assinalou.

O gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Edson Justino (Edinho), destacou que a instituição vai orientar os servidores municipais a implantarem o plano municipal de desenvolvimento econômico sustentável, visando trabalhar de forma organizada com a participação da sociedade civil. “Entendemos que a agricultura é o canal aberto para geração de empregos no país. Além de melhorar as condições de vida da população, proporciona o aumento das receitas municipais”, frisou.

Edinho salientou que o gestor tem que trabalhar de forma organizada, estabelecendo diretrizes que venham atender as recomendações exigidas pela legislação. Segundo ele, esse procedimento possibilitará ao município desenvolver ações que aumentarão a renda do produtor através de projetos de investimento e infraestrutura, agregando valor dentro da propriedade.

Programação – O ciclo de palestras do workshop contará com a participação de representantes do Governo Federal, entre eles: Totó Parente, do Ministério da Integração Nacional, que vai expor as linhas de crédito através do Fundo Constitucional do Centro Oeste; Adoniran Sanches, secretário nacional da Agricultura Familiar, Vicente José Puhl, representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que vai falar sobre o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, além de Nelson Borges, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, vai apresentar o Programa Terra Legal.

A programação inclui, ainda, os seguintes temas: Territórios da Cidadania; os programas Reluz e Luz para Todos serão apresentados pela Eletronorte; O coordenador regional do IBGE, Delvado Benedito de Souza, vai falar sobre a preparação do próximo censo em Mato Grosso. Os participantes terão palestras sobre as linhas de créditos para o turismo com Marcio Rockenbah, gerente do Banco do Brasil. O técnico da Sema vai falar sobre as licenças ambientais, seguido do Programa MT Floresta com o tema viveiros municipais. As cadeias produtivas dos municípios serão abordadas pelo técnico do MT Regional, Alexandre Golemo.

Durante o evento, será debatida também a política agrícola, pelo superintendente da Seder, Luiz Aléssio, além de Programa de Crédito Fundiário, por Amauri Campos. O diretor de Agricultura e Abastecimento de Cuiabá, Geraldo Donizete Lucio, vai falar sobre turismo rural. A secretária Adjunta da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, apresentará as metas e atribuições do turismo em todo o Estado. O representante do Sebrae vai expor uma série de atividades. A Gerência de Desenvolvimento Econômico da AMM levará ao evento uma série de atividades desenvolvidas nos municípios de Mato Grosso.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156835/visualizar/