Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 13 de Julho de 2009 às 13:36
Por: Sergio Roberto

    Imprimir


Segundo uma fonte policial, boa parte dos roubos e furtos é praticada por bandidos estranhos à cidade. Segundo estudo divulgado em 2007 pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), há alguns anos teve início o deslocamento do eixo da criminalidade dos grandes centros urbanos em direção ao interior. O estudo indica, também, que a omissão e a negligência do poder público fragilizam a segurança dos cidadãos nas cidades do interior.

As origens mais comuns dos “forasteiros” infratores são as regiões da Grande Cuiabá e de Cáceres. Uma facilidade encontrada pelos criminosos de fora é o fato de não serem conhecidos na cidade. Às vezes, estes bandidos sequer usam disfarces.

Outro favorecimento aos forasteiros são os dados obtidos de informantes da própria cidade, já que para realizarem assaltos precisam saber detalhes sobre horários, esconderijos e rotas de fuga.

As limitações do aparato policial também contribuem para ações criminosas. Apesar de o governo investir nos órgãos de segurança pública, o aparelho policial ainda é insuficiente e no interior é muito menor que na região da capital. Assim, o aumento do número de casos violentos sobrecarrega o já combalido sistema de segurança pública das cidades interioranas.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157412/visualizar/