Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 03 de Julho de 2009 às 12:04
Por: Thiago Itacaramby

    Imprimir


Os 15 Consórcios Intermunicipais farão a distribuição das 20 mil doses de sêmen de gado holandês doadas pelo Governo de Mato Grosso nesta quinta-feira (02.07) aos 141 Municípios mato-grossenses. O principal objetivo dessa iniciativa é desenvolver a cadeia produtiva do leite. O programa foi lançado em dezembro do ano passado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder). Ao todo 10 mil produtores rurais serão beneficiados pelo programa, que tem como um de seus princípios o fortalecimento da agricultura familiar. Atualmente 100 mil famílias produzem leite em MT.

O vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, disse que todos os municípios mato-grossenses serão atendidos. De fato, trata-se de um dos maiores programas da cadeia produtiva do leite realizado no Estado nos últimos anos. “Os recursos visam atender a agricultura familiar. Com isso, irá melhorar a produtividade e a qualidade do leite em Mato Grosso. Buscamos a fixação e a valorização do homem no campo”, disse Silval Barbosa. A estimativa do Governo é subir de 1,7 milhão de litros para 5 milhões/litros de leite por dia. Essa é a projeção de produção para os próximos cinco anos. O produto irá atender as escolas municipais e estaduais.

De acordo com o superintendente do Consórcio Alto do Rio Paraguai, José Benedito Cândido Souza, além do melhoramento genético, a iniciativa vai proporcionar renda e fomentar a economia de cada município. Souza informou que todas as 15 cidades integrantes do Consórcio serão atendidas pelo programa. “Em breve teremos ainda mais avanços nessa cadeia produtiva em nossa região”, revelou Souza. Ele lembrou que a região Alto do Rio Paraguai é considerada uma das maiores áreas produtoras de leite do Estado e anunciou que uma usina de beneficiamento de leite já se prepara para se instalar na região. A indústria contemplará o Município de Arenápolis (258 km a Médio-Norte). A proposta é fabricar leite em pó e leite-condensado.

O secretário-adjunto de Agricultura Familiar, Jilson Francisco disse que o programa prevê ainda todo um processo de treinamento e capacitação dos produtores. “Estimular a produção de reprodutores machos com qualidade genética altíssima, para iniciar lá na ponta o melhoramento genético do rebanho com essas 20 mil doses de sêmen”, destacou.





Fonte: Assessoria Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157770/visualizar/