Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 02 de Julho de 2009 às 10:24
Por: Nelson Alves

    Imprimir


Com participação de dezenas de pessoas, deu-se início no último dia 26 de junho, na Unidade do Posto da Saúde da Família Jardim Boa Esperança, o Projeto Atividades Físicas e Vida Saudável que consiste orientar e estimular os grupos de hipertensos, diabéticos e idosos, a adoção de hábitos saudáveis para o cotidiano, visando dessa feita, melhorar sua qualidade de vida.

O Projeto Atividades Físicas e Vida Saudável é coordenado pela enfermeira Elaine Maria Ferreira, tendo na linha de frente as técnicas de enfermagem Sirley Pires e Patrícia Darolt Xavier, a Fisioterapeuta Cristiane Lourenço de Souza, o odontologo Witsner Carlos Benevides e as Agentes Comunitárias de Saúde, contando com total apoio da Secretária de Saúde Aparecida Clestiane Molina.

De acordo com a enfermeira Elaine, esse projeto acontecerá durante todo o ano no PSF Boa Esperança, e vai trabalhar a prevenção das patologias citadas, por meio de caminhada, aferição da pressão arterial, acompanhamento fisioterápico e a orientação para uma alimentação condizente com a necessidade de cada pessoa atendida pelo projeto. “O acompanhamento é sistematizado com alongamento para o fortalecimento da musculatura, aferição da pressão arterial antes e depois da caminhada e a orientação quanto a alimentação, de forma que possamos progredir na prevenção das complicações relacionadas a alteração da pressão arterial e diabetes dos participantes”, disse a enfermeira, citando que a aceitação por parte da comunidade é muito boa.

Elaine destacou que a prevenção é o melhor remédio para qualquer tipo de doença, e em se tratando da hipertensão em que as oscilações da pressão arterial muitas vezes não aparecem, o acompanhamento é essencial.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a doença atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. “As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento”, disse a enfermeira.

Conforme dados da Fundação Nacional de Saúde, a hipertensão é a maior causa de derrames cerebrais, insuficiência renal ou paralisação dos rins, infarto cardíaco, insuficiência cardíaca, angina do peito, lesões nas artérias e alterações na retina, essa última, pode até causar à cegueira.

A pressão alta não tem cura, mas seu controle melhora muito a qualidade de vida do paciente. Entretanto, atitudes como medir a pressão arterial regularmente, adotar uma alimentação saudável, reduzir o consumo de sal, manter um peso ideal, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, praticar atividade física regularmente, não fumar e diminuir o estresse, ainda não são hábitos comuns da maioria da população. Entretanto, através de programas de saúde, essa consciência vai sendo criada na comunidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), inclusive a hipertensão, são responsáveis por 59% dos óbitos no mundo, chegando a 75% das mortes nos países das Américas e Caribe. No caso do Brasil, 62,8% do total de mortes por causas conhecidas, estavam relacionadas à DNT.

Dez mandamentos para prevenir e controlar a hipertensão

Verifique a pressão pelo menos uma vez por ano;

Pratique atividades físicas todos os dias;

Mantenha o peso ideal, evite a obesidade;

Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;

Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba;

Abandone o cigarro;

Nunca pare o tratamento, é para a vida toda;

Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde;

Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer;

Ame e seja amado.

O que é hipertensão?

É quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9.

Quem tem mais risco de ficar hipertenso

Quem consome mais bebida alcoólica

Quem tem hipertenso na família

Quem está com excesso de peso

Quem usa muito sal na alimentação

Quem é diabético

Quem não tem uma alimentação saudável

Pessoas da raça negra

Como tratar a hipertensão

Evite ficar parado. Caminhe mais, suba escadas em vez de usar o elevador;

Diminua ou abandone o consumo de bebidas alcoólicas;

Tente levar os problemas do dia a dia de maneira mais tranquila;

Mantenha o peso saudável;

Procure o profissional de saúde e peça orientação quanto a sua alimentação;

Compareça as consultas regularmente;

Não abandone o tratamento;

Tome a medicação conforme a orientação médica;

Tenha uma alimentação saudável;

Diminua o sal da comida.

Por que é importante saber se você é hipertenso

Porque a hipertensão arterial ou pressão alta, quando não é tratada, é o principal fator de risco para derrames, doenças do coração, paralisação dos rins, lesões nas artérias, podendo também causar alterações na visão.

Complicações

O aumento contínuo da pressão arterial faz com que ocorram danos nas artérias de diversas partes do organismo vivo. A Hipertensão Arterial é um fator de risco para Aterosclerose. Como qualquer artéria do corpo pode ser obstruída pela aterosclerose, praticamente todos os órgãos podem sofrer alterações decorrentes da hipertensão, sendo freqüentes: no coração – o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), a miocardiopatia e a insuficiência cardíaca; no cérebro – o Acidente Vascular Cerebral (AVC); nos rins – insuficiência renal; nos olhos – diminuição da visão e problemas na retina.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157820/visualizar/