Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 02 de Julho de 2013 às 12:07

    Imprimir


Ilustração
Até apagado, o cigarro libera substâncias que prejudicam a saúde. Aceso, então, são quase 5 mil componentes tóxicos, responsáveis por quadruplicar o risco de morte por doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).


 
Além disso, uma em cada cinco mortes por problemas no coração ou no sistema circulatório é causada pelo fumo. E até fumantes passivos sofrem: 30% mais riscos de uma doença cardíaca.


 
Os cardiologistas Roberto Kalil e Jaqueline Issa explicaram os malefícios que o cigarro provoca ao coração e a outros órgãos, causando câncer. Os médicos também destacaram o quanto é possível ganhar de expectativa de vida ao largar o vício, dependendo da idade de cada pessoa ao parar.
 



 

Info coração e cigarro (Foto: Arte/G1)

 








Cigarro eletrônico e outros



A venda de cigarro eletrônico é proibida no Brasil, mas há quem traga o produto ilegalmente do exterior ou compre pela internet. Não há evidências científicas de que o cigarro eletrônico ajude a parar de fumar, pelo contrário: acredita-se que ele possa até fazer mal.


 
Outros tipos de cigarro mais “fracos”, com menor teor de nicotina, também não resolvem o problema, pois não há níveis seguros dessas substâncias no sangue. Por isso, narguilé, cachimbo, charuto, cigarro de palha e outros tipos não são indicados.


 
Segundo os médicos, parar de fumar é mais barato que usar remédios para o coração. Nesse processo, é aconselhado usar medicamentos contra a ansiedade, aconselhamento psicológico e reposição de nicotina.



Parar sozinho também é possível, mas mais difícil – por essa razão, se quiser mesmo deixar o vício, procure ajuda.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/15803/visualizar/