Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 01 de Julho de 2013 às 20:51

    Imprimir


Reprodução / TV Record Brasília
A dona de casa Zenilda Alves Laurindo, de 38 anos, pesa 220 quilos e pede ajuda para emagrecer
A dona de casa Zenilda Alves Laurindo, de 38 anos, pesa 220 quilos e pede ajuda para emagrecer
A dona de casa Zenilda Alves Laurindo, de 38 anos, está enfrentando um drama. A mulher pesa 220 quilos e, com vergonha, não consegue sair de casa. Agora, ela pede ajuda para fazer uma cirurgia de redução do estômago e emagrecer.  


 
Durante a reportagem com a TV Record Brasília, Zenilda não conseguiu conter as lágrimas. Toda vez que olhava para as fotografias tiradas no passado lembra a época em que conseguia manter os 70 quilos, 150 a menos do que pesa atualmente.  


 
— Já pedi várias vezes para que Deus me levasse, porque dessa maneira não tem graça para viver. É uma doença e só eu sei o que estou passando. As pessoas dizem que é para fechar a boca e parar de comer, mas só eu sei o quanto é difícil.


 
Zenilda teria começado a engordar logo após a primeira gravidez, há 13 anos. De lá para cá, não consegue mais perder os quilos que ganhou, foi vítima de preconceito e se sente constrangida quando sobe na balança.  


 
— Tiveram que pegar uma balança de pesar vaca, porque a normal não servia para mim. Esse dia foi a morte, fiquei muito arrasada. Um ser humano não pode viver assim.  


 
Aos 38 anos, a dona de casa não consegue mais trabalhar. Passa boa parte do dia na companhia dos cachorros, gatos e fica deitada no sofá.   


 
Raramente se levanta e quando faz isso fica muito cansada. Em depressão, evita até sair e são os filhos que assumem as tarefas de casa e cuidam da mãe.  


 
A mais velha, Bianca Bárbara Alves dos Santos, de 13 anos, se esforça para manter a casa limpa e organizada.  


 
— Faço comida, lavo as louças, limpo o chão da casa e faço de tudo por ela.  


 
O mais novo, Davi Alves Correia, de nove anos, também faz a parte dele.  


 
— Varro a área e arrumo a estante.  


 
O problema de Zenilda pode ter fundo emocional. Ela costuma comer normalmente, mas quando fica ansiosa passa a devorar tudo o que encontra pela frente.  


 
Nessas horas, ela se alimenta principalmente de pães, doces e alimentos cheios de fritura.   


 
Da mesma forma que Zenilda, muitos brasilienses lutam diariamente contra a balança. Dados da Secretaria de Saúde do DF apontam que hoje 15% dos moradores do Distrito Federal com mais de 18 anos são obesos.   


 
Os que estão acima do peso representam um pouco mais de 48% da população.   


 
O caso de Zenilda é considerado grave pelos médicos e somente uma cirurgia pode amenizar o problema.   


 
— Eu costumo pensar que isso é como uma droga. Muitas vezes fechei a boca, mas bateu desespero e voltei a comer tudo. Com o nervosismo, engordo mais ainda.  


 
Atualmente, 70 pessoas aguardam por uma operação bariátrica na rede pública de saúde. No DF, o HRan (Hospital Regional da Asa Norte) é o responsável por esse tipo de procedimento médico.  


 
No entanto, o paciente só pode ser operado quando passar por um endocrinologista e por uma bateria de exames.  


 
— Meu maior sonho é conseguir essa cirurgia para voltar a viver. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/15852/visualizar/