Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 05 de Junho de 2009 às 18:55

    Imprimir


Mais de 300 pessoas, entre pecuaristas, médicos veterinários, agrônomos e empresários do segmento do agronegócio, participaram do primeiro Famato em Campo, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso. Esta edição aconteceu na fazenda Arrossensal, do Grupo Camargo Correa, no município de Nortelândia (208 km de Cuiabá).

Buscando trabalhar de forma consciente, integrando culturas como pecuária, agricultura e floresta, a Federação tem o objetivo de desmistificar a ideia de que a produção do Estado não anda atrelada às questões ambientais.

O Dia de Campo proporcionou aos produtores rurais da região Médio-Oeste de Mato Grosso a troca de conhecimentos sobre manejo de gado de corte, a exemplo da busca de agregar alimentação equilibrada para dar bons resultados em peso e crescimento, o manejo do gado para o sistema de engorda e também a importância de se buscar melhoramentos genéticos para o rebanho.

Em sistemas de três estações experimentais, os participantes assistiram a palestras dos próprios funcionários da fazenda, que compartilharam experiências vividas no dia-a-dia.

O pecuarista Odivaldo Santos, da região de Barra do Bugres, disse que gosta de participar de Dia de Campo, pois “sempre abre oportunidades e trocas de conhecimentos”. O pecuarista disse que sempre busca adotar na fazenda algumas técnicas que vão agregar valor à produção. “Aqui podemos ver que a qualificação da mão-de-obra é sempre um fator que vem auxiliar na rentabilidade do campo”, frisou.

“Nosso objetivo é mostrar os casos de sucesso que vêm sendo desenvolvidos e repassar conhecimento. Este é o grande momento de desmistificarmos para as organizações ambientais e governamentais que nós, aqui no Estado de Mato Grosso, temos nos preocupado com a produção sustentável”, ressaltou o presidente da Famato, Rui Prado.

Para o governador do Estado, Blairo Maggi, que participou do Famato em Campo, conhecer in loco a forma como os produtores têm buscado reverter o que foi feito no passado, por uma autorização do governo federal, mostra que o setor tem demonstrado muita preocupação em preservar o meio ambiente.“Precisamos ter cautela. Nós sabemos que a integração das culturas é uma alternativa para corrigir o que foi feito, portanto, devemos seguir este modelo de produção”, frisou.

Segundo o diretor-tesoureiro da Famato, Eduardo Alves Ferreira Neto, este será o primeiro de muitos outros eventos que a Famato vai realizar. "Para o ano que vem vamos realizar mais cinco edições do Famato em Campo, em várias regiões do Estado", comemorou.

Participaram ainda do primeiro Famato em Campo o vice-presidente da Famato, Normando Corral, o diretor-secretário Valdir Correa, o superintende do Senar-AR/MT, Antônio Carlos C.Souza, o deputado federal Homero Pereira, o vice-governador Silval Barbosa, os prefeitos de Nortelândia, Marilândia e de Santo Afonso, parlamentares,sindicatos rurais, superintendecia do Banco do Brasil, Empaer, Acrimat e alunos do curso de zootecnia da Secitec do município´, além do público em geral.





Fonte: Ascom Famato

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158807/visualizar/