Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 31 de Março de 2009 às 12:17
Por: Thiago Itacaramby

    Imprimir


O superintendente estadual de desenvolvimento regional, José Alexandre Golemo, recebeu na tarde de segunda-feira (30.03), integrantes do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (Niepe), da UFMT. Na ocasião, foi entregue uma proposta de trabalho e protocolo de intenções para elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentado para a região do Vale do Rio Cuiabá. O projeto tem projeções até o ano 2025. Os trabalhos de pesquisa têm sido realizado desde 2006 com a participação de estudiosos da Unicamp.

De acordo com o superintendente estadual de desenvolvimento regional, José Alexandre Golemo, o primeiro passo é oficializar a proposta junto ao governo estadual. Em seguida, o Planejamento Integrado de Recursos (PIR) será apresentado ao Consórcio. “Desde já declaramos todo nosso apoio ao projeto, por acreditarmos que esse plano de desenvolvimento irá proporcionar ações em cada município. O grande resultado dessa iniciativa é a melhora da qualidade de vida da população”, declarou Golemo.

Segundo informações do professor Otacílio Canavarros, os trabalhos de elaboração do plano já estão traçados e serão analisados nos próximos dias. A conclusão do projeto está prevista para agosto do próximo ano. Os investimentos são da ordem de R$ 2,1 milhões. O dinheiro será dividido entre o Consórcio Intermunicipal, Governo do Estado além de empresas privadas do ramo de energia. A proposta prevê investimentos na área de saneamento ambiental, infraestrutura, energia e turismo.

Ainda de acordo com um dos integrantes do plano de desenvolvimento, a metodologia do projeto está focada no planejamento estratégico de cada município. Com base na economia e produção local. Além disso, será criado um programa de eficiência energética, valorizando de fato, a biomassa da região. “Nossa proposta é apresentar aos municípios um planejamento estratégico inovador que indicará políticas e ações para a promoção do desenvolvimento regional”, explicou Canavarros.

O PROJETO - O objetivo do projeto é colaborar com as administrações dos 13 municípios que compõem a região do Vale do Rio Cuiabá, oferecendo instrumentos modernos de planejamento e ação capazes de assegurar o desenvolvimento pleno, dinâmico e competitivo desses municípios. Ao todo são aproximadamente cerca de um milhão de habitantes que serão beneficiados. As cidades atendidas são – Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.





Fonte: Assessoria SEPE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162401/visualizar/