Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 19 de Março de 2009 às 10:53
Por: Marcos Coutinho

    Imprimir


Uma queda de 60% no valor da pluma de algodão (de US$ 1,2 para US$ 0,43 pela libra-peso) e a conjuntura mundial com o agravamento da crise financeira, além da escassez de crédito para o mercado asiático e os elevados custo dos insumos, que chegou a subir 150% e a crise de confiança do setor bancário com as tradings e indústrias são fatores que representam uma das mais perversas combinações para os cotonicultores de Mato Grosso, maior produtor do país.

O primeiro efeito dessa conjuntura nefasta foi a redução de até 40% da área plantada em Mato Grosso, segundo informação de fontes da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), as quais estão céticas com relação à uma retomada de preços a curto prazo por conta da restrição de créditos para as indústras têxteis asiáticas.

Essas indústrias, que são as maiores compradores do algodão produzido em território mato-grossense, estão enfrentando fortes problemas de captação de crédito. As maiores compradoras estão na Indonésia, Tailândia, China, Coréia do Sul, Vietnã, Paquistão. Bangladesh, Japão, Taiawn etc.

Mesmo com essas dificuldades, Mato Grosso continuará liderando o ranking nacional com 45% do total da produção de pluma, seguido da Bahia e de Goiás. Num passado recente, os cotonicultores mato-grossense respondiam por mais de 52% da produção nacional. No Brasil, a média de recuo da área plantada será de 20% contra 30% e/ou 40% em Mato Grosso. A produção nacional cairá de 1,1 milhão de toneladas para algo em torno de 860 mil. No passado, só Mato Grossou chegou a produzir 850 mil toneladas de pluma.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163072/visualizar/