Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 18 de Fevereiro de 2009 às 19:03
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Com a renovação de aproximadamente 75% dos gestores municipais nas últimas eleições, é grande a procura das primeiras-damas e secretárias de Ação Social por informações a respeito dos programas e ações da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). Somente nesta quarta-feira (18.02), a secretária Terezinha Maggi recebeu a visita de seis municípios: Ribeirão Cascalheira, Itaúba, Juara, Matupá, Rondolândia e Itanhangá.

De Ribeirão Cascalheira veio o secretário de Planejamento, Nivaldo Portilho Bessa, a assessora da Secretaria de Ação Social, Glaice Inês Alves e a vice-prefeita, Altamira Nunes Vieira. De Itaúba veio a primeira-dama e secretária de Ação Social, Salete Zanon. De Matupá a secretária de Ação Social, Myrian Zanete. De Itanhangá veio a primeira-dama, Elenice Sônia Araújo Ribeiro, a assessora Andreia Vanessa Barboza e a assistente social, Ilma Amaral Piemonte. De Rondolândia veio a assistente social Lezir Rodrigues Peres e a primeira-dama, Maria Madalena Feliciano.

O interesse delas em conhecer e saber mais como funciona os programas sociais é grande. A maioria das primeiras-damas vem acompanhada de equipe técnica e passam por todos os setores da Setecs, aprendendo e tirando dúvidas.

O município de Rondolândia, por exemplo, está a 1.600 km de Cuiabá. É uma cidade extremamente carente. O primeiro cartório da cidade foi instalado somente ano passado, até então os registros de nascimento e os óbitos eram realizados no Estado de Rondônia, vizinho ao município. Nem mesmo a dificuldade de acesso à Capital – para chegar a Cuiabá é mais fácil vir por fora, por Rondônia, desanimou as gestoras da Assistência Social.

“Não temos nada, o município é muito carente. E dependemos das parcerias. Por isso procuramos a secretária Terezinha Maggi para nos ajudar. Fomos muito bem recebidas e saímos daqui já com coisas concretas, como filtros, cobertores e cestas de alimentos, que foram doados pela Setecs”, afirmou a primeira-dama da cidade, Maria Madalena Feliciano.

“Vejo o interesse dos novos gestores em querer saber mais sobre as ações sociais e isso é excelente. Espero que possamos melhorar cada vez mais o atendimento às famílias pobres. A troca de experiência ajuda muito”, destacou Terezinha Maggi.

Para todas as gestoras a secretária ressaltou a importância de cumprir os prazos exigidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “É importante estar atento, pois a política de assistência social atualmente trabalha com um cronograma, se o município perder o prazo perde recurso ou deixa de ser beneficiado com alguma ação”.

A assessora da Secretaria Municipal de Ação Social do município de Juara, Jolinete Terezinha Siqueira da Conceição, disse que é importante os gestores procurem a Setecs. “Todas as ações da Secretaria podem ser desenvolvidas no interior, basta ter o interesse de vir buscar, aprender como se faz. Não pode ficar esperando o Governo, de braços cruzados, esperando que as coisas aconteçam, principalmente no caso dos municípios menores, com poucos recursos”, disse ela.





Fonte: Assessoria Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164442/visualizar/