Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 18 de Fevereiro de 2009 às 13:51
Por: Débora Siqueira

    Imprimir


Vereadores do município de Campo Novo do Parecis, acompanhados do deputado estadual Wagner Ramos (PR) estiveram com o presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Afonso Dalberto, para pedirem o desmembramento da fazenda Itamarati Norte, distante a 75 quilômetros do município, e regularizar a situação fundiária de mais 480 famílias que vivem na localidade.

As famílias da área considerada irregularmente como distrito de Campo Novo do Parecis não podem receber investimentos do Estado como escolas, postos de saúde, construção de quadras e coberturas, asfaltamento, dentre outros benefícios públicos por se tratar de uma área particular. “É um antigo anseio dos moradores. Precisamos resolver essa questão fundiária. Qualquer benfeitoria aos moradores da Itamarati Norte pode ser considerada irregular, mas também não podemos deixar de essas famílias sem atendimento dos serviços públicos”, explicou o presidente da Câmara de Vereadores de Campo Novo do Parecis, Adilson Roque Teixeira (Quino).

O presidente do Intermat explicou que como se trata de uma área particular é necessário que se faça o levantamento da matrícula da área, se há o georreferenciamento da área da fazenda no cartório de registros do município. Se não tiver, é necessário que se faça. Em seguida, deve se discutir com o proprietário da área, no caso o empresário Olacyr de Moraes, o desmembramento da área fazenda para depois se falar em regularização fundiária do local. O empresário terá que doar a terra para resolver a documentação dos lotes dos habitantes da localidade.

O deputado Wagner Ramos ponderou que há o interesse do empresário em doar a terra e a empresa já foi procurada por representantes do Legislativo municipal de Campo Novo do Parecis. e não se opõe a proposta de resolver a questão fundiária na Itamarati Norte. “Vamos providenciar esse levantamento, checar o georrenciamento e negociar com a empresa. Vamos voltar no Intermat para articular junto ao Estado o fim desse problema fundiário”.

Também acompanharam a reunião os vereadores do município Dila e Amantino Baioto.





Fonte: Assessoria Intermat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164473/visualizar/