Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quarta - 17 de Dezembro de 2008 às 14:26
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


Com uma população de aproximadamente 76 mil habitantes, Tangará da Serra já não vive mais a tranqüilidade de uma cidade pequena. O número de habitantes cresce há cada dia e acompanhando este crescimento, os crimes também aumentam. Roubos e furtos tem se tornado constantes e mesmo com o trabalho preventivo da polícia, os bandidos não se intimidam e agem tranqüilamente, também durante o dia.

O comércio e as residências são um dos mais atingidos. Vidraças quebradas e grandes prejuízos tem resultado indignação dos comerciantes que cobram uma solução das autoridades responsáveis. Como se não bastasse, nos últimos dias várias ocorrências de roubo foram registradas pela polícia. Em fração de segundos e agindo sempre da mesma forma, os bandidos tem tempo suficiente para escolher mais uma de suas vítimas. Eles usam motos e armas, observam o movimento de cada uma e praticam o assalto. Quando não agem também em residências causando pânico as famílias. Somente no mês de novembro a polícia militar registrou 33 ocorrências de furto em residência, veículo e estabelecimento comercial. Neste mês o número caiu para 15. Contudo, os roubos tiveram um aumento comparando ao mês de novembro, em que foram registradas sete ocorrências. Até o momento a polícia atendeu a nove vítimas. Deste número sete roubos à pessoa e dois em residência.

O major da polícia militar Márcio Thadeu da Silva Firme, afirma que a maioria dos furtos, principalmente em estabelecimentos comerciais, ocorrem durante a madrugada. E de acordo com ele, o Serviço de Investigação da Polícia Militar já está nas ruas fazendo os levantamentos e constatando para onde estão indo estes produtos. Conforme o major, o policiamento na área comercial está sendo maior. Porém, como forma de fazer com que estes furtos diminuam, a tática utilizada pela polícia, de acordo com ele, será empregar o policiamento também no período noturno.

Uma das situações que mais preocupa a polícia é com relação aos roubos que estão acontecendo, tendo em vista que a maioria deles são feitos utilizando arma de fogo.

O major acredita que em razão das festividades do final de ano e do aumento do fluxo de pessoas, aproveitadores se deslocam para o município para praticar os crimes. “Mesmo com todo policiamento preventivo funcionando, ainda assim não será suficiente para estancar 100% dos crimes”, comenta. A polícia de acordo com ele, continuará fazendo as abordagens e checagens de pessoas afim de garantir uma segurança ainda maior para população. “Pedimos que as pessoas sejam compreensivas com o trabalho da polícia e mesmo sendo cidadãos de bem entendam que desta forma estaremos garantindo sua segurança”, acrescenta.

A orientação do major, é que a população dificulte ao máximo as ações destas pessoas e fiquem mais atentas. Algumas dicas de segurança podem ser adotadas no dia-a-dia impedindo a ação dos bandidos, são elas: Evitar ir às compras sozinho em horários de aglomeração de pessoas e transportar muitos pacotes e bolsas, ficando com as duas mãos ocupadas; Não aceitar ajuda de estranhos nas agências bancárias, procure funcionários dos bancos e esteja sempre atento, principalmente na saída; Evite usar objetos que despertam a atenção de infratores da lei, tais como correntes, braceletes e outros; Se você achar que está sendo seguido, necessitar de orientações ou informações, busque a ajuda de um policial militar ou ligue 190; Tenha cuidado com seu veículo, procurando estacioná-lo em local visível e iluminado, não deixando documentos e objetos de valor no interior, bem como, não se aproximar do veículo e nem entrar nele se perceber a presença de pessoas suspeitas nas proximidades.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167757/visualizar/