Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 11 de Dezembro de 2008 às 15:32

    Imprimir


Este é o segundo caso da doença na cidade. Agentes de saúde encontraram vários focos do mosquito na casa do jovem.

Agentes de Saúde estão preocupados em Tangará da Serra, distante a 238 quilômetros de Cuiabá. É que a cidade registrou um caso suspeito de dengue hemorrágica. Um rapaz de 20 anos identificado como Alisson Júnior Lemes de Oliveira apresentou os sintomas da doença. O rapaz foi internado nesta terça-feira (09). Ainda não foi confirmado se o caso é realmente de dengue hemorrágica.

O bairro onde Alisson mora está em estado de alerta. Hoje pela manhã agentes de saúde fizeram arrastão por todas as casas. Vários focos do mosquito foram encontrados, inclusive, na residência do jovem. Além de eliminar os focos, os agentes passaram veneno por todas as casas. Na cidade existem muitos terrenos abandonados, o que dificulta o trabalho de limpeza dos agentes de saúde.

Há menos de dois meses o setor de endemias da Prefeitura fez um arrastão no bairro e cerca de quinze toneladas de entulho foram retirados. No começo do ano até agora já foram notificados 262 casos de dengue. Se confirmado este será o segundo caso de dengue hemorrágica em Tangará da Serra.

O primeiro foi em janeiro, quando o paciente evoluiu para a cura. Já em Cuiabá, de janeiro até o início desse mês, foram notificados quase 900 casos de dengue. Metade dos casos foram confirmados. Neste mesmo período, uma pessoa morreu vítima de dengue hemorrágica na capital.

Controle da dengue

Até o momento não existe vacina para a Dengue nem qualquer medicamento específico contra o vírus Aedes aegypti, mas o diagnóstico precoce, o reconhecimento dos sinais de alerta e a identificação dos casos de febre hemorrágica da Dengue e síndrome do choque por Dengue fazem parte do que é conhecido, por profissionais de saúde, como "manejo clínico da Dengue" que pode ser traduzido como tratamento geral da doença.

Algumas dessas ações recomendadas são: manter a caixa d’água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa’água. Manter bem tampados tonéis e barris de água. Lavar toda semana, com escova e sabão, os tambores que armazenam água, lavar por dentro, com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa. Remover tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva acumular sobre a laje.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar a mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas.

Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais. Manter lixeiras bem fechadas.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168177/visualizar/