Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 05 de Dezembro de 2008 às 08:17
Por: André Xavier

    Imprimir


O secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos Jorge, anunciou na tarde desta quinta-feira (04.12), que o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães será reaberto ao público antes do Natal. O anúncio foi feito logo após um consenso entre os técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e representantes de entidades ligadas ao turismo e meio ambiente, participantes da Oficina de Planejamento de Uso Público do PNCG, que se realizou na Pousada Penhasco, em Chapada dos Guimarães, conduzida pelo coordenador Nacional de Visitação do ICMBio, Julio Gonchorosky.

Yuri Bastos destacou que durante os quatro dias da oficina foi feito um estudo aprofundado sobre a atual situação da cachoeira Véu de Noiva, fechada para visitação desde abril passado, em função de um acidente envolvendo visitantes. “Isso prejudicou muito a cidade e afetou diretamente o seu comércio. Saímos dessa oficina, satisfeitos com a liberação do acesso, mesmo em caráter provisório e emergencial e esperamos que até abril ele esteja totalmente em condições para a visitação”, destacou o secretário.

De acordo com Gonchorosky, será reaberto um circuito mínimo de visitação no setor do mirante até que os estudos técnicos realizados garantam a reabertura total para a visitação com segurança. “Nós queremos trabalhar para que no dia 12 de abril, aniversário de criação do PNCG consigamos entregar à sociedade, o seu Plano de Manejo, o Programa de Revitalização e o Sistema de Concessões, elaborado pela Sedtur e encampado pelo ICMBio”, explicou.

Até lá, ainda segundo Gonchorosky, a Sedtur apresentará os estudos complementares para a instalação de restaurantes, centros de visitantes e outros propostas de estabelecimentos e equipamentos para atender ao turista. “Na verdade esse é o primeiro passo para um grande projeto se revitalização do Parque, que só está ocorrendo em função da vontade política da Sedtur, que vem agindo em sintonia com o ICMBio”, afirmou o coordenador. A oficina teve início na segunda-feira e se estendeu até a quinta (04.12) e envolveu todos os setores ligados ao funcionamento do PNCG na discussão sobre o seu uso público.

CONCESSÕES

Paralelo ao debate sobre os critérios para a visitação, a discussão sobre o novo modelo de concessão avançaram bastante. A proposta da Sedtur é abrir alguns pontos turísticos da unidade à iniciativa privada, nos moldes do Parque Nacional do Iguaçu (PR). “Lá, todos os atrativos são explorados por concessão e isso transformou para melhor a nossa unidade. Os atrativos turísticos são mais organizados e interessa aos próprios concessionários garantir sua preservação. A fiscalização fica mais fácil, enfim, é um modelo exitoso e que coloca o Parque Nacional do Iguaçu como o mais bem estruturado e organizado do país”, disse Apolônio Rodrigues, vice-diretor do PNI.

“Conseguir chegar aos pontos de convergência na relação preservação ambiental exploração econômica sustentada é um desafio que todos deverão enfrentar, mas, pelo que conheci do Parque, ele tem bons índices de visitação, pelos seus atrativos e por isso tem todas as condições de adotar este modelo de tercerização”, afirma Gonchorosky. Para isso, o consultor do ICMBio para assuntos de concessão, Marcelo Scaff já começa a trabalhar na elaboração de projetos visando às possibilidades de instalação de equipamentos. “Em março, de acordo com o nosso cronograma, espero estar abrindo as licitações”, afirmou Yuri.

Entre os equipamentos já acordados, além de restaurantes e centros de visitação, estão a instalação de um teleférico de quatro quilômetros de extensão, a instalação de uma tirolesa, na região da cidade de pedra, instalação, no Véu de Noiva, de um balão cativo (balão preso a um cabo fixado no chão que se solta até a uma certa altura permitindo ao visitante a contemplação e produção de fotos e filmagens de uma paisagem mais ampla, sendo recolhido ao chão depois de um certo tempo).

Participam ainda a oficina, além do chefe do PNCG, Cecílio Pinheiro; Maurício Santos (PNCG), Jorge Marques (PNCG), Ricardo Araújo (ICMBio), John Goebel, da Associação dos Guias de turismo receptivo (MATO) e Noam Salzstein, da Associação dos Guias de Turismo.





Fonte: Sedtur-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168450/visualizar/