Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 19 de Novembro de 2008 às 14:11
Por: Andressa Boa Sorte

    Imprimir


Mato Grosso é um dos três Estados brasileiros que param nesta quinta, 20 de novembro, para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra. Os demais são Rio de Janeiro e São Paulo. Apesar disso, a decretação do feriado em âmbito estadual é marcada por polêmica e divergências entre empresas e funcionários e segmentos organizados. Nem todos os Estados e municípios aplicam a data como feriado. O dia foi estabelecido de acordo com o que se presume como sendo o marco da morte de um dos símbolos da resistência à escravidão, Zumbi dos Palmares.

O governador Blairo Maggi (PR) já aproveitou o feriado desta quinta e liberou também os servidores na sexta (21). O Decreto 1.684 assegura ponto facultativo. Com isso, o funcionalismo do Estado só volta ao trabalho na segunda, usufruindo de quatro dias de folgas. No despacho, Maggi decreta que apenas serviços essenciais funcionarão normalmente nesta quinta, como os profissionais da saúde, polícias Militar e Civil e também os servidores que atuam no Ganha tempo - unidade Ipiranga, em Cuiabá.

No total, 350 cidades de todo o país vão aderir ao feriado, de acordo com o levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), ligada à Presidência da República.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169268/visualizar/