Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 19 de Novembro de 2008 às 06:57

    Imprimir


Levantamento realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato) revela cerda de 70% dos agricultores de Mato Grosso não conseguiram pagar a parcela da dívida dos financiamentos rurais, que venceram no dia 15 de outubro, contratados para aquisição de maquinários. Agora há pouco, por volta das 20h30, o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou uma linha de crédito de R$ 500 milhões para os produtores do Centro Oeste (veja abaixo).

Desde sexta-feira (14), produtores em situação de inadimplência estão tendo seus maquinários confiscados pelos credores. Segundo fotnes, estão sendo apreendidas judicialmente plantadeiras, tratores, pulverizadores, colheitadeiras etc, ferramentas indispensáveis para o plantio da próxima safra.

As apreensões estão ocorrendo em diversos municípios. Segundo fontes da Famato, a situação mais delicada está instalada em Rondonópolis, Campos Novo dos Parecis, Campo Verde, Primavera, Lucas etc.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, garantiu que "o processo de renegociação das dívidas agrícolas deve começar nos próximos dias". A expectativa dos produtores era que o Conselho Monetário Nacional (CMN) para prorrogar a data de vencimento para 30 de dezembro.

No entanto, o CMN apenas concedeu as linhas de créditos para o refinanciamento das operações de investimentos que venceu em 2008. Só que a medida não soluciona os problemas dos produtores, já que os bancos continuam sem dinheiro e os agricultores com os nomes no Serasa.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou, agora há pouco, a criação de uma linha extraordinária de crédito de R$ 500 milhões para que os agricultores do Centro-Oeste possam refinanciar 40% das prestações dos programas de investimento agropecuário do BNDES que vencem neste ano.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169323/visualizar/