Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 30 de Outubro de 2008 às 13:30

    Imprimir


A produtividade marcará o crescimento da produção agrícola na próxima década. A conclusão está no estudo Projeções do Agronegócio Brasil 2008/2008 a 2108/2019 divulgado, nesta quinta-feira, pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

O estudo, produzido pela assessoria de gestão estratégica, revela mais incremento da produção agropecuária do que expansão de área. As previsões realizadas até 2018/2019 são para crescimento da soja em 5,2 milhões de hectares em relação a 2007/2008; a de milho, 1,75 milhão de hectares e a de cana-deaçúcar, seis milhões de hectares. No total das lavouras analisadas, o Brasil deverá ter um acréscimo de área plantada de 15, 5 milhões de hectares nos próximos anos.

A pesquisa é a quarta de uma série sobre as principais tendências do setor agronegócio e serve de base para o planejamento estratégico do Mapa. A proposta é indicar possíveis tendências do desenvolvimento e fornecer subsídios aos formuladores de políticas públicas, quanto às principais direções dos produtos do agronegócio brasileiro. Os resultados buscam informar um grande número de usuários dos diversos setores da economia nacional e internacional.

O trabalho foi desenvolvido a partir de dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), do Ministério da Agricultura, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), entre outros.

O período que constitui a base das projeções é de 32 anos. Foram analisados os seguintes produtos do agronegócio: milho, soja, trigo, laranja, suco de laranja, carne de frango, carne bovina, carne suína, açúcar, etanol, algodão, farelo de soja, óleo de soja, leite in natura, feijão, arroz, batata inglesa e mandioca.





Fonte: Mapa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170500/visualizar/