Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Outubro de 2008 às 10:55

    Imprimir


A Polícia Judiciária Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (29.10), no município de Campo Verde (131 km ao Sul), a operação “Cobrador” para cumprir 15 mandados de prisão e busca e apreensão contra pessoas acusadas de integrar uma máfia de cobrança que atua na região Sul de Mato Grosso, principalmente nos municípios de Campo Verde, Primavera do Leste, Jaciara e Rondonópolis.

Três pessoas já foram presas. São eles: Marcilei Cardoso Cavalcanti, que é oficial de justiça, Marclean Menezes Lopes, agente prisional, e Jovair Rodrigues da Silva, apontado como sendo o “braço direito” do chefe da organização criminosa, Osvaldo Cirilo, um comerciante do ramo de postos de combustíveis que está foragido. Contra ele há mandado de prisão.

Segundo o delegado regional de Rondonópolis, Jales Batista da Silva, que coordena a operação, a quadrilha é composta por pelo menos 15 pessoas que agem no ramo da agiotagem e realizando cobranças de dívidas. Destas, seis atuam diretamente nas extorsões realizadas mediante violência e nove dão apoio nas cobranças de dívidas de empresários e pessoas comuns a região. “As pessoas que estavam devendo no mercado, principalmente para o líder do grupo, eram coagidas e ameaçadas”, disse o delegado.

As investigações iniciaram em março deste ano, quando uma vítima cansada das ameaças e de ser extorquida denunciou as extorsões a polícia. Na época, o delegado Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, de Campo Verde, instaurou inquérito policial para apurar a denúncia.

Nas cobranças o grupo chegava a marcar data para realização do pagamento. O credor era também obrigado a assinar notas promissórias, confissão da dívida, passar cheques e dar imóveis como garantia do pagamento.

Na casa de um dos presos, Jovair Rodrigues da Silva, foram apreendidos dezenas de documentos que comprovam as cobranças ilegais, um colete a prova de balas, chegues, notas promissórias assinadas, escritura pública e papeis com confissão de dívida. Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência do principal suspeito, Osvaldo Cirilo, os policiais encontraram uma espingarda calibre 12, documentos e um cofre lacrado.

Os presos vão responder por crimes de extorsão, constrangimento ilegal, ameaça, agiotagem e formação de quadrilha.

Na operação foram empregados 6 delegados e 35 investigadores de polícia.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170631/visualizar/