Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Outubro de 2008 às 14:13

    Imprimir


O Ministério da Saúde lança nesta terça-feira duas cadernetas para jovens de até 19 anos, uma para elas e outra para eles, que abordam também alguns assuntos que os adolescentes, muitas vezes, têm vergonha e não gostam de tratar em casa, ou em público.

A caderneta pretende despertar a atenção para que os adolescentes se sintam mais responsáveis pela saúde e procurem ajuda médica, estimulando o sexo seguro para evitar doenças e gravidez indesejada.

A coordenadora da Saúde do Adolescente e do Jovem, do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, ressalta a importância da vacina para essa faixa etária. “A gente ficou muito acostumado que vacina é coisa de criança. Mas é de adolescente também. Principalmente algumas vacinas, como hepatite B, porque é uma doença transmitida sexualmente”.

Para o ministério, a cartilha deve servir como um orientador para o jovem no momento em que aparece a dúvida. O material trata, inclusive, das transformações do corpo nessa fase.

Rafael Café, de 17 anos, admitiu que não sabe quais vacinas deve tomar. “Faz muito tempo que tomei vacina. Da ultima vez eu não estou me lembrando agora, faz muito tempo, realmente”, diz.

Para o adolescente Pedro Vitor Macedo, o tema não é tão simples. “Eu acho que nunca fui a um médico para tratar desses assuntos. A gente vai tratar de outros, mas esse eu acho que nunca fui”.

A cartilha será distribuída em escolas dos municípios inscritos no Programa Saúde na Escola, o que inclui todas as capitais brasileiras. Posteriormente estará disponível na página do Ministério da Saúde na internet.





Fonte: TVCA com G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170688/visualizar/