Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Outubro de 2008 às 10:05

    Imprimir


A piracema tem início na primeira semana de novembro nos rios do Estado.

A piracema começa na primeira semana de novembro nos rios de Mato Grosso. E na região Sudoeste, a fiscalização percorre os rios para orientar os pescadores.

A equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) começa a percorrer os principais rios da região. O objetivo desta operação é orientar pescadores da ação predatória.

De acordo com o analista de meio ambiente, Lauro Socoloski, por enquanto o trabalho é de divulgação e conscientização da piracema. "Logo, na primeira semana de novembro, estaremos fiscalizando condutas ofensivas ao meio ambiente", explicou Lauro.

Os agentes ambientais encontraram Ruti Rosa Silva Melo, uma pescadora profissional que mora às margens do rio Sepultuba e vive da venda de peixes, mas parece que a única renda da família está comprometida. "A renda diminuiu muito, principalmente pra quem vive do pescado como eu", disse Ruti.

E para quem vive do pescado a redução de peixes se transforma em um problema. Por isso cuidar da preservação do local é mais do que uma obrigação.

O pescador profissional, Antônio Pereira Melo, relata que o próprio pescador, na época da piracema, deve ser fiscal do rio. "Todos os pescadores devem informar à Sema sobre irregularidades", disse.

O analista Lauro Socoloski conclui que se as pesoas pescarem muito ou pescarem de forma predatória, na época da piracema, em pouco tempo, os rios ficarão totalmete sem peixes.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171188/visualizar/