Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 20 de Outubro de 2008 às 17:24
Por: Maria Barbant

    Imprimir


Continuam abertas as inscrições para o Curso de Identificação de Produtos Perigosos. O curso será realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Atendimento a Acidentes Ambientais, vinculada à Superintendência de Defesa Civil, no período de 29 a 31 de outubro, no auditório do Parque Massairo Okamura. O curso é destinado a funcionários de empresas que manipulam, armazenam e transportam produtos químicos perigosos como postos de combustíveis, bases de combustíveis (as TRR-Transportadores e Revendedores Retalhistas), transportadoras e outros.

Com carga horária de 20 horas/aula, o curso será ministrado por técnicos da Defesa Civil e Vigilância Sanitária Municipal que irão abordar temas como Fonte de Informação de Produtos Perigosos (Manual produzido pela Associação Brasileira da Indústrias Químicas – ABIQUIM); Rotulagem de Produtos Químicos Perigosos; Legislação e Ações de Emergência. Além de aulas teóricas o curso terá também aulas práticas sobre o assunto.

No total serão disponibilizadas 30 vagas. As inscrições na Coordenadoria de Atendimento a Acidentes Ambientais, da Superintendência de Defesa Civil, bastando que os interessado levem 20 quilos de alimentos não perecíveis. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições assistenciais.

ACIDENTES - Somente este ano, foram registrados no Estado mais de 30 acidentes envolvendo produtos perigosos, a maioria deles no transporte desses produtos. O coordenador de Atendimento a Acidentes Ambientais, João Carlos Rocha disse que o objetivo da Sema ao viabilizar o curso é através da orientação, reduzir o número de acidentes envolvendo esses produtos e, com isso, reduzir os danos ambientais que podem advir desses acidentes.

João Carlos Rocha salientou que a manipulação, armazenagem e transporte de cargas perigosas requer técnicas e cuidados especiais, além de exigir equipamentos de proteção individual de segurança obrigatório.

No caso do transporte, por exemplo, para cada tipo de material transportado há uma sinalização específica, determinada por lei, que são os rótulos de risco. Por meio de placas, de cor variada, são identificados os riscos do produto que está sendo transportado, facilitando o atendimento às vítimas, à proteção do meio ambiente e da população local. Além disso, os caminhões precisam ter a licença de operação para o transporte, fornecida pelo órgão ambiental, no caso a Sema.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (65) 3314-5802 ou na Coordenadoria de Atendimento a Acidentes Ambientais.





Fonte: Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171234/visualizar/