Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 26 de Setembro de 2008 às 16:31
Por: Aline Bosio

    Imprimir


Com mais de 250 mil km² de muita beleza natural, o Pantanal é um paraíso de diversidade de fauna e flora com paisagens que vão desde planícies a inúmeros rios que cortam um dos cenários mais famosos do País. Localizado na região Centro-Oeste do Brasil, abrange os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de uma parte da Bolívia e do Paraguai.

De acordo com a ONG Conservação Internacional, estima-se que existam mais de 3,5 mil espécies de plantas, 46 de aves, 124 de mamíferos, 177 de répteis, 41 de anfíbios e 325 de peixes de água doce. "Tanto a fauna quanto a flora se tornam mais atrativas ainda no período das chuvas", comenta o guia turístico Cid Sampaio. Conhecida por ser a maior área alagável do planeta, a cada ano, cerca de 70% da região é inundada com as águas das cheias.

Segundo ele, após o início da reapresentação da novela Pantanal pela emissora SBT, o número de turistas cresceu. "Todo tipo de divulgação é positiva, mas a exposição da região na novela está muito grande e as pessoas acabam querendo vir para cá para verificar se tudo aquilo que aparece na TV é verdade mesmo", comenta.

Sampaio afirma ainda que, apesar de ser predominante brasileiro, o Pantanal ainda atrai mais os estrangeiros. "Depois que a preservação do meio ambiente começou a ser intensificada, parece que os brasileiros se sentiram mais interessados a conhecer a região, mas sem dúvida alguma os turistas de outros países estão na frente", observa. "De um tempo para cá passamos a receber muitas pessoas da terceira idade também", lembra.

Para que os turistas possam aproveitar a diferente atmosfera do local, o guia explica que os hotéis da região possuem características próprias. "Quem vai para o Pantanal quer ter contato com a natureza, então os hotéis se preocupam em oferecer toda a comodidade possível aos hóspedes, mas sem concorrer com as belezas naturais", explica.

"O nascer e o pôr do Sol vistos do Pantanal, regado com o silêncio, que é quebrado apenas com os barulhos dos pássaros, é algo inesquecível, assim como o céu estrelado. Um dos principais itens que não podem faltar na bagagem é a maquia fotográfica", completa Sampaio.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172467/visualizar/