Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 09 de Setembro de 2008 às 16:40

    Imprimir


Nesta segunda-feira, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o 12º levantamento para o ano safra (julho de 2007 a junho de 2008) que estima a produção recorde de 143,87 milhões de toneladas, volume 9,2% superior ao registrado no ciclo anterior.

E como é de conhecimento de todos, ao falar em safra nacional é histórica a participação que Mato Grosso tem como o grande produtor no País de soja e milho, tanto ao mercado interno como o de exportação.

Conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea) o potencial de produção estadual calculado dessa safra 2007/08 é de 7,36 milhões de toneladas de milho e a de soja é de 17,66 milhões de toneladas. Somem-se a isso, outras 675,6 mil toneladas de arroz e mais 78 mil toneladas de feijão, equivalendo a quase 20% da produção nacional.

E uma particularidade, ao contrário da soja cujo preço é regulado no mercado mundial de commodities, o preço do milho, em especial, acompanha mais uma precificação localizada cujo foco principal é a transformação dessa proteína vegetal em proteína animal e propriamente, a produção de frangos e suínos.

O superintendente do Imea, Seneri Kernbeis Paludo, diz que o estado, ao deter esse relevante potencial da produção agropecuária, acaba conquistando certas vantagens, por exemplo, vem aumentando também a sua capacidade de produção de proteína animal.

Nós últimos anos, graças à capacidade produtiva do milho safrinha no estado, a produção de frangos de Mato Grosso cresceu significativamente acompanhando a tendência mundial. Enquanto a produção brasileira de frango registrou uma elevação de oferta em 82% em oito anos, significando em torno de 11 milhões de toneladas, a capacidade atual de produção de frango em Mato Grosso registra média de 3,013 milhões de toneladas e consumindo 70% da ração produzida no estado. Já em relação à produção de suínos, o estado tem potencial para fornecer 981,5 mil toneladas e destinando 30% da ração, cuja capacidade atual é de 9,81 milhões de toneladas, entre farelo de soja/milho (75-25).

O excedente de farelo de soja registrado atualmente no estado é de 11,32 milhões de toneladas e calcula-se que a necessidade de milho para a produção de ração seja de 33,96 milhões de toneladas e para a produção total de ração (excedente de farelo + milho), 45,28 milhões.

DEMANDA NACIONAL - De acordo com a superintendência do Imea, não somente são esses números de performance estadual agrícola que impressionam, mas ainda em termos de fornecimento de carne de frango, suína e bovina.

Informa Paludo que ao considerar o atual volume de produção de frango de MT, tal potencial é o suficiente para alimentar em torno de 84,45 milhões de pessoas, representando percentual de 45% da população nacional.

Quanto ao volume de produção de suínos no estado é o suficiente para alimentar em torno de 77,28 milhões de pessoas ou o correspondente a 41% da população nacional. Já em relação ao volume de produção da carne bovina mato-grossense é o suficiente para alimentar cerca de 22,84 milhões de pessoas, o equivalente a 12% da população nacional.

Atualmente existe uma demanda potencial reprimida de consumidores por carne de frango de 389.7 milhões de pessoas e pelo consumo de carne suína outros 356,6 milhões de consumidores.

“Com esses números apresentados - fica clara a participação de Mato Grosso na produção de matérias-primas e no fornecimento de alimentos - no caso a oferta de proteína animal em volumes significativos atendendo tanto o mercado interno como o externo”. Diz paludo.

São números que expressam bem toda a capacidade e importância que Mato Grosso tem hoje no cenário mundial como um dos grandes fornecedores de alimentos para a Humanidade.





Fonte: Famato

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173512/visualizar/