Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 13 de Junho de 2013 às 07:19
Por: Luciana Cobucci

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse na quarta-feira (12) que a inflação é uma "questão superada" no Brasil. O ministro comentou o resultado da pesquisa de satisfação com o governo da presidente Dilma Rousseff, divulgada ontem, que apontou queda na aprovação da mandatária. A inflação é considerada uma das principais causas da redução de 2,4 pontos percentuais na aprovação de Dilma.


 
"Houve preocupação com a inflação de fato, foi elevada no início do ano, em alimentos principalmente, e a boa notícia é que a inflação de alimentos está caindo rapidamente. Tendência é de queda da inflação. Podemos ter inflação nos itens de vestuário por causa da nova estação, são normais essas oscilações, mas no conjunto a inflação está caindo e olhando para frente a tendência é de inflação mais bem comportada", avaliou Mantega.


 
Um dos principais itens apontados por especialistas para a manutenção da inflação em alta, o gasto governamental, segundo Mantega, está "absolutamente sob controle". Controlando os gastos é possível fazer superávit primário, que é a economia para pagar juros da dívida pública, que deve ser de pelo menos 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no Brasil.


 
"A nossa maior despesa é o déficit da Previdência, que será de R$ 340 bilhões em 2013, está estável e andou caindo bastante nos últimos anos. A segunda maior é a folha de pagamentos, e também está caindo em relação ao PIB. A terceira é despesa com juros, que também está caindo. Esse conjunto de despesas representara algo como R$ 740 bilhões. O grosso da despesa da União está absolutamente sob controle", afirmou o ministro.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17354/visualizar/