Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 26 de Junho de 2008 às 09:37

    Imprimir


Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) decidem neste dia 26, em assembléia geral, se entram em greve por tempo indeterminado a partir do dia 1º de julho. Em Mato Grosso, o movimento grevista deverá atingir 1.300 funcionários.

A reivindicação principal está no cumprimento do termo de compromisso, assinado em novembro do ano passado pelo governo federal, mas que ainda não foi implantado. Integra esse documento a efetivação de 30% do adicional de risco sobre o salário atual dos carteiros.

No Estado, os carteiros representam em média 50% do número de funcionários da empresa. São 650 profissionais que ganham pouco mais de um salário mínimo - R$ 650 - para enfrentar vários tipos de riscos: atropelamento, assalto, exposição ao sol, ataque de cães e até agressão física de clientes. Também sofrem com a carga excessiva de trabalho, pois a demanda de correspondência só aumento enquanto o déficit na contratação já atinge 40%, ou seja, seria necessário praticamente dobrar.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Correios e Telégrafos e Serviços Postais (Sintect/M), Francisco da Silva Adão, a paralisação é motivada devido ao descumprimento de acordo feito entre representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores, do Ministério das Comunicações e da Empresa. “Quem faz a greve são os trabalhadores, que podem decidir pela paralisação caso não haja avanço nas negociações”, disse.

Entre as cobranças feitas pela categoria está a criação de um novo plano de carreira e salários (PCCS). “O plano é necessário para o funcionário avançar dentro da empresa e ter perspectivas reais de crescimento na carreira”.

Outra reivindicação é referente ao adicional de risco de 30% sobre o salário dos carteiros. Estes profissionais, segundo Francisco da Silva, sofrem constantemente mordidas de cães e correm sérios riscos de contrair o câncer de pele devido à exposição diária ao sol.

“Nos últimos 90 dias registramos três casos de ataques de pit bulls contra carteiros”, afirmou. “E sempre temos casos de carteiros atropelados”, acrescentou.

A distribuição dos lucros também é um dos motivos que podem levar a categoria à greve. “Atualmente, a distribuição dos lucros só favorece o pessoal do alto escalão. O pessoal da base como o carteiro e atendente recebe valores irrisórios”.





Fonte: Mato Grosso Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177949/visualizar/