Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Março de 2008 às 18:41

    Imprimir


A partir desta segunda-feira (31/03), os diretores das unidades prisionais de Mato Grosso passarão a utilizar o Sistema Nacional de Informações Penitenciárias (InfoPen-Gestão). Durante três dias, 83 diretores e agentes prisionais participaram de um curso, em Cuiabá, de capacitação para operar o sistema. O InfoPen é um programa de coleta de dados, gerenciado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) com o objetivo de cadastrar e identificar de forma eletrônica a população de apenados em todo o país.

Mato Grosso é o primeiro estado do país que já incluiu no cadastro nacional mais de 70% das informações referentes aos 9.608 reeducandos de 54 cadeias públicas, seis penitenciárias e quatro unidades do semi-aberto. No Estado, as unidades prisionais já utilizam o InfoPen Estatístico. O trabalho recebeu o elogio do diretor geral do Depen, Maurício Kuehne, que esta semana esteve em Cuiabá para a assinatura do Termo de Doação de 128 novos computadores para as unidades prisionais com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado.

Avanço – O diretor da Cadeia Pública de Lucas do Rio Verde, Mauro André Braga avaliou que a implantação do InfoPen Gestão representará um grande avanço na administração das unidades. “Vamos ter mais agilidade nas informações, nas transferências e vamos saber também o grau de periculosidade do reeducando”, concluiu.

Para a diretora da Cadeia Pública de Porto dos Gaúchos, Rosilda Josefa Silva Carvalho de Moraes, o InfoPen irá “reduzir” a distância entre a cidade e a capital que é de 750 quilômetros. “É a modernização, vamos estar integrados e receberemos em tempo real todas as informações necessárias”, destacou.

“O InfoPen Gestão vem para ajudar com todas as informações necessárias que são fundamentais para a administração de uma unidade prisional”, afirmou o diretor da cadeia Pública de Mirassol d`Oeste, André Luiz Gimenez Prequeliare.

A secretária adjunto de Justiça, Neide Mendonça afirmou que o curso de capacitação para diretores agentes foi importante para implantação do InfoPen Gestão em todo o Estado. Neide Mendonça informou ainda que os diretores e agentes que enfrentarem dificuldades para utilizar o sistema devem procurar a Secretaria de Justiça e Segurança Pública.





Fonte: Sejusp/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/183019/visualizar/