Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Janeiro de 2008 às 18:55

    Imprimir


O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) e a Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUTMT) participaram no último sábado (26) da atividade "Fórum Social Mundial 2008: Um dia de mobilização e ação em todo o planeta", ocorrida pela manhã na Praça da República. Este ano, milhares de pessoas ao redor do planeta realizaram no mesmo dia e horário atividades de protesto e discussão. O evento marca a preparação do Fórum Social 2009, que será realizado em Belém do Pará.

Para o presidente do Sintep-MT, Gilmar Soares Ferreira, a presença do sindicato contribui para levantar alguns temas urgentes e imprescindíveis para se viver em um mundo melhor, de acordo com o que prega o FSM. "Estamos aqui distribuindo a revista sobre o incidente de Juína que envolveu ativistas ambientais, fazendeiros e políticos e lembrando a importância de se preservar o meio ambiente", disse.

Ferreira destaca ainda que o modelo de desenvolvimento de Mato Grosso é perverso e prejudicial aos trabalhadores. "Ficamos alijados desse processo. O atual modelo não contribui para a participação popular", disse. O sindicalista ressaltou ainda que o Sintep e a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) têm sempre mandado representantes para o Fórum Social Mundial.

Durante a manhã do dia 26, diversas entidades apresentaram atividades na praça. "Muitas vezes estas iniciativas não têm visibilidade, como as da economia solidária, biodança e homeopatia popular, mas são ações com muito resultado", explica Silbene Santana, secretária de organização do PT estadual.

A organização também coletou assinatura para o projeto de iniciativa popular pró-plebiscito sobre a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte Exclusiva e Soberana para fazer Reforma política-eleitoral. Houve também divulgação da Conferência Livre da Juventude e da 1ª Conferência Nacional da Juventude. Um chá-cô-bolo foi servido aos pedestres que passavam no local.

Entre as entidades presentes no evento estavam Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso (PT/MT); a Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUTMT); a Comissão Indigenista Missionária (CIMI/MT); a Comissão Pastoral da Terra (CPT/MT); Centro Bournier de Fé e Justiça; o Fórum Estadual de Economia Solidária (FEES/MT); o Fórum de Articulação de Mulheres de MT; a União da Juventude Socialista (UJS); o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (SINDJOR/MT); Associação dos Familiares Vítimas da Violência do Estado de Mato Grosso (AFVV/MT) e o FORMAD.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188529/visualizar/