Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Janeiro de 2008 às 13:22
Por: Elaine Perassoli

    Imprimir


Com o objetivo de manter a qualidade dos eventos e priorizar a conservação do meio ambiente, a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), junto com os outros parceiros que realizam o Campeonato Estadual de Pesca (CEP) definiu os 30 municípios que estarão no circuito em 2008. “A pesca esportiva é um dos principais produtos turísticos do Estado em função dos inúmeros rios com abundância de espécies de peixes que há em todas as regiões de Mato Grosso”, enfatiza o secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf.

O Campeonato cresce a cada ano e a partir de 2008 a idéia é estruturar cada município para receber melhor os visitantes e ampliar a programação para que o pescador esportivo possa conhecer a região e movimentar ainda mais o turismo interno. Em 2007, o CEP movimentou no período entre março e setembro 1.752 equipes em todo o Mato Grosso. Cada uma composta por no mínimo três pessoas, o que significa mais de cinco mil indivíduos praticando a pesca esportiva nos rios mato-grossenses.

A média de participação no ano passado foi de 50 equipes em cada etapa. Cada uma com sua particularidade conseguiu atrair um público diversificado. A comissão organizadora do CEP de Barra do Bugres, a 163 quilômetros de Cuiabá, por exemplo, comemorou o maior número de representantes de outros municípios que foi de 22 equipes.

Ao todo o campeonato teve no ano passado 5.269 pescadores. Eles capturaram e soltaram 4.429 peixes em rios de 35 municípios mato-grossenses. A média de peixes capturados por etapa foi de 126 exemplares. Considerando que houve em média 50 equipes participando de cada etapa. Todo mundo se divertiu, ou seja, cada grupo pescou pelo menos dois peixes em cada etapa.

Mas não foram só os pescadores que se divertiram. As 35 etapas movimentaram um público de pelos menos 180 mil pessoas. Considerando que cada um gastou em média R$ 80 com alimentação e hospedagem houve um incremento de pelo menos R$ 1.5 milhão na economia dos 35 municípios que participaram.

Além do mato-grossense, o CEP também atrai visitantes de outros Estados e até outros países. Em 2007 houve participantes de São Paulo, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro e até do Exterior. Na etapa de Aripuanã, a 1.196 quilômetros da capital, onde 5.500 pessoas participaram da pesca houve a presença até de canadenses.

Já em 2006, o público movimentado no período entre março e setembro não passou de 150 mil pessoas, 5.200 pescadores e 1.630 equipes. O campeonato cresce ano a ano, mostrando que a pesca esportiva está em pleno desenvolvimento em Mato Grosso. Em 2004 foram 14 etapas, em 2005 subiu para 20 e em 2006 foi realizado em 37 cidades.

Lista dos municípios que realizarão o Campeonato Estadual de Pesca em 2008 - Aripuanã

- Lucas do Rio Verde

- Sorriso

- São José do Rio Calro

- Barra do Bugres

- Barão de Melgaço

- Carlinda

- Cuiabá

- Lambari d’Oeste

- Acorizal

- Nova Canaã do Norte

- Juara

- Porto dos Gaúchos

- Porto Esperidião

- Comodoro

- Sapezal

- Guarantã do Norte

- Cáceres

- Alta Floresta

- Vila Bela da Santíssima Trindade

- Pontes e Lacerda

- Paranaíta

- Colniza

- Juína

- Curvelândia

- Indiavai

- Tangará da Serra

- Itanhangá

- Nova Xavantina

- Luciara





Fonte: Sedtur/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188773/visualizar/