Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 15 de Dezembro de 2007 às 23:24

    Imprimir


Alerta na região de Lucas do Rio Verde. Nesta semana apareceu o primeiro foco de ferrugem asiática. A doença foi detectada numa área sentinela, um espaço cultivado antes do início do plantio justamente para alertar a presença do fungo na região.

A área foi destruída, e os produtores que já estão fazendo aplicação de fungicida nas lavouras para prevenção intensificaram os cuidados. Nos Sindicatos Rurais foram montados pequenos laboratórios para agilizar a identificação da doença nas folhas.

A maioria da lavoura do município está em fase final de floração e início de formação de vagens. Se por um lado a lavoura esta bonita, por outro é preciso o controle. A partir de agora, com as chuvas, o aparecimento de doença é favorecido. Segundo o agrônomo Mauro Costa, diante desta situação, é fundamental que seja feito um controle preventivo para evitar propagação de doenças.

A Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso, que trabalha com o combate a ferrugem em 17 cidades do Estado, montou laboratórios nos sindicatos rurais para atender aos produtores que suspeitam da existência da doença. Em cada laboratório é possível recolher material para análise. “Nossa preocupação é conter os focos da doença e assim garantir o sucesso da lavoura para o produtor”, comentou a agrônoma Fernanda Botan.




Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194090/visualizar/