Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Novembro de 2007 às 18:04

    Imprimir


O município de Cuiabá gasta aproximadamente R$ 1,5 milhão por mês com tratamento de pacientes com câncer. Hoje cerca de 4 mil pessoas fazem tratamento à base de quimioterapia e radioterapia, boa parte oriunda do interior de Mato Grosso, alguns de outros estados.

Todos os serviços credenciados para tratamento de câncer estão aqui na capital, onde encontra-se a Central de Regulação Oncológica, criada em 2003. “A central melhorou muito o acesso do paciente ao tratamento”, relata a nutricionista oncológica Maria Gabriela Teixeira, assessora técnica da Secretaria de Saúde de Cuiabá, referindo-se a exames, consultas, internações, cirurgias, quimioterapia e radioterapia.

“Cuiabá e referência para o tratamento de câncer e, com raras exceções, a maioria dos casos são tratados aqui mesmo na capital, sem necessidade de deslocamento para os grandes centros”, informa, lembrando que são quatro as instituições que oferecem serviços na área de oncologia: Hospital do Câncer, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Geral e Centro de Oncologia.

Estatísticas apontam que o câncer de pulmão ainda é o recordista em casos em Mato Grosso, seguido do câncer de estômago. “São os mais difíceis de serem diagnosticados, ao contrário do câncer de pele e de útero que inclusive são cem por centro passíveis de prevenção”, frisa a especialista.

De acordo com Maria Gabriela, Mato Grosso é referência nacional em tratamento de câncer pela forma como está organizado o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A secretaria de saúde de Cuiabá está, inclusive, se preparando para criar o tratamento de dor e cuidados paliativos”, informa, referindo-se à melhoria da qualidade de vida dos pacientes com caso avançado de câncer e a rapidez no encaminhamento dos casos de urgência e emergência.

Na rede municipal de saúde, o usuário recebe total atendimento, a começar pelo Programa de Saúde da Família (PSF), passando pelos centros de saúde, policlínicas e, em último caso, o Pronto Socorro. Diagnosticado o câncer, o paciente é encaminhado para tratamento, com consultas periódicas, exames, cirurgias e tratamento de quimioterapia e radioterapia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3616-9186, na Central de Oncologia.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196614/visualizar/