Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 21 de Novembro de 2007 às 17:06

    Imprimir


A falta de chuva está deixando os produtores de Mato Grosso apreensivos. Se a estiagem durar mais 10 dias poderá haver quebra na safra. Só para se ter uma idéia, em novembro do ano passado, as chuvas atingiram na região do Médio Norte, cerca de 300 milímetros de precipitação e agora ainda não ultrapassaram 80.

Em Campo Verde, Sul do estado, 15% das lavouras ainda não iniciaram o plantio da soja por causa da estiagem. O período muito seco tem propiciado o surgimento de pragas nas plantações, como a Broca, que pode provocar – por outro lado, o aumento nos custos da produção.

O presidente do Sindicato Rural de Campo Verde, Fernando Lenin, disse que ainda é cedo para avaliar se haverá redução na produção de soja em Mato Grosso, “mas se persistir este quadro essa possibilidade é real”.

Em Lucas do Rio Verde, onde a plantação da soja é considerada precoce, 98% da área de plantio já foi semeada. Lá, os agricultores estão ainda mais receosos. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Helmult Lawisch, se não chover em oito dias vai ser difícil manter a produção do ano passado. Ele afirmou que em razão da falta de chuva o mercado de soja estava “nervoso” no início desta semana.

Segundo informou, a perspectiva para a próxima safra é de que a América Latina supere, pela primeira vez, a produção de soja dos Estados Unidos. “A estiagem que está se verificando agora pode comprometer esta estatística”, alertou.





Fonte: AMM/Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197550/visualizar/