Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 17 de Novembro de 2007 às 14:44

    Imprimir


Os interessados em participar do concurso Literatura para Todos têm até o dia 21 de novembro para enviar suas obras ao Ministério da Educação. Na edição deste ano nove escritores serão premiados. Todos vão concorrer a R$ 10 mil em cada categoria. No ano passado, participaram do concurso 2.095 títulos.

Criado para incentivar o hábito da leitura, o concurso se direciona a escritores brasileiros e de países de língua portuguesa que produzem especialmente para jovens e adultos que estão aprendendo a ler e escrever.

Segundo o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, André Lazaro, uma das formas de incentivar o hábito da leitura desde cedo nas crianças é os pais darem o exemplo, levarem livros para casa.

"Sem um ambiente familiar que valorize a educação, nós não conseguiremos melhorar o resultado da educação das crianças".

A escritora Ana Cristina de Oliveira, que prefere ser chamada de Índigo, 36 anos, foi uma das vencedoras da primeira edição do concurso. Segundo ela a inclusão de novos autores em bibliotecas é um incentivo à leitura.

"Acho que o grande valor foi o pacotinho novo que chegou nas bibliotecas com cara nova e despertou no bibliotecários e nos professores essa vontade de trabalhar com esses textos e com esse leitores".

As obras devem ser enviadas até 21 de novembro à Secad — Esplanada dos Ministérios, bloco L, sala 710, CEP 70047-900, Brasília, DF. Segundo os organizadores do concurso, o prazo estabelecido no edital foi definido para que os autores tenham tempo de produzir seus trabalhos, os quais serão avaliados por uma comissão julgadora formada pelo titular da Secad, André Lázaro, e por professores com experiência em educação de jovens e adultos. A divulgação dos resultados e a premiação estão previstas para março do próximo ano.

Em 2006, concorreram 2.095 obras na primeira edição do Literatura para Todos. Outras informações no endereço eletrônico literaturaparatodos@mec.gov.br ou pelo telefone 0800 616161.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198050/visualizar/