Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quarta - 31 de Outubro de 2007 às 14:42

    Imprimir


A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá alerta os idosos para os riscos de serem vítimas de golpes. Pessoas que se passam por funcionários do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), do Instituto de Previdência Seguridade Social(INSS) e da Secretaria Municipal de Assistência Social estão aplicando golpes na capital.

No bairro Pedra 90, três idosos fizeram cadastros e pagaram taxa de R$ 15 para esses falsos funcionários desses órgãos. Os golpistas estiveram nas casas das vítimas e se apresentaram como cadastradores da carteirinha do transporte interestadual e prometeram emitir o documento num prazo de uma semana. Os golpistas obtiveram dados pessoais, endereço e até cópia de documentos pessoais como CPF e RG dos idosos.

Essa denúncia foi apresentada à Gerência de Apoio à Pessoa (API) pela assistente social Viviani da Silva Massavi, do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e da unidade do Programa de Atenção Integral à Família (Paif) do bairro Pedra 90.

A gerente de API, Sônia Zanella, destaca que somente a Secretaria Municipal de Assistência Social, através dos CRAS, está autorizada a cadastrar e emitir a carteirinha do transporte interestadual, que autoriza idosos, sem renda ou que recebe até dois salários mínimos, a viajar entre os estados brasileiros sem pagar passagem. Essa determinação, assinala Sônia, veio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Portanto, recomendou ela, é importante que os idosos e suas famílias estejam atentas aos riscos de cair em golpes como esses. Nos CRAS os idosos só precisam levar uma foto 3x4 e apresentar comprovante de renda ou declaração que não possuí renda, comprovante de endereço e documentos como CPF e RG. Nem mesmo cópias dos documentos ficam no cadastro, informou Sônia.

Em Cuiabá, as carteirinhas são feitas gratuitamente os seguintes endereços.

CRAS - Planalto: rua Atlas, s/n (atrás da Escola Municipal Silvino Leite)Telefone: 3027-1316

CRAS - Tijucal: Avenida Espigão s/n(perto do posto de saúde) Telefone: 2027-1325.

CRAS - Pedra 90: Avenida Principal s/n(no final da avenida) Telefone: 3025-7203.

CRAS - Jardim Araçá: Rua J esquina com a Rua C(ao lado da Escola Municipal Tancredo Neves)

Telefone: 3025-6871.

CRAS - Jardim União: Rua dos Trabalhadores s/n(perto do ponto final do ônibus) Telefone: 3025-1230.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/200501/visualizar/