Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 18 de Outubro de 2007 às 15:00
Por: WISLEY TOMAZ

    Imprimir


A Câmara de Desenvolvimento Agrícola do Estado de Mato Grosso (CDA/MT) se reuniu ordinariamente nesta terça-feira (17.10) para aprovação das Câmaras Técnicas do Trigo e da Aqüicultura. Também foi apreciada a aprovação do programa "Prove Mais" e apresentado o desempenho do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO – Rural) desde 2003. A reunião foi mediada pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, presidente do CDA/MT.

O extensionista da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Hortêncio Paro, apresentou aos conselheiros a importância da criação de uma Câmara técnica do Trigo para o Estado em regime de urgência. Segundo estudos, o Estado consome 10 mil toneladas de farinha de trigo por mês, importadas na maioria da Argentina, o que provoca evasão de emprego e renda, além de alta dos produtos derivados do trigo. Outra vantagem que a cultura do trigo vai trazer para o Estado, segundo o pesquisador, é que seria uma opção a mais de manejo de solo para a redução do fungo da ferrugem asiática em áreas irrigadas, cumprindo assim o decreto que determina o Vazio Sanitário da Soja.

Já o médico veterinário da Seder, Adair José de Moraes, ao ressaltar a criação de uma Câmara técnica da Aqüicultura, mostrou que um maior apoio a esse setor é fundamental para o desenvolvimento da piscicultura, crocodilicultura, ranicultura, quelonicultura e carcinocultura. Já que Mato Grosso ocupa o quinto lugar na produção de pescado no país e precisa de ações urgentes para novos investimentos nessas atividades.

PROVE MAIS

O programa Prove Mais vai beneficiar comunidades agrícolas de pequenos produtores dos municípios de Nova Ubiratã, Pedra Preta, Vera, Nova Canaã do Norte e Nortelândia, com a liberação de recursos para as aquisições de um mini-laticínio, resfriador de leite, alimentação para rebanho leiteiro, entre outros. Por fim, foi apresentado o desempenho do FCO-Rural e o saldo positivo no governo Blairo Maggi.

De acordo com o secretário Neldo Weirich, a criação das Câmaras Técnicas do Trigo e da Aqüicultura são fundamentais para o surgimento de novas frentes de trabalho em Mato Grosso, principalmente porque as famílias de pequenos produtores da agricultura familiar poderão acessar os recursos de financiamento.

Estavam presentes como conselheiros os secretários Yênes Magalhães (Planejamento e Coordenação Geral) e Alexandre Furlan (Indústria, Comércio, Minas e Energia), além dos conselheiros das demais entidades que fazem parte do CDA-MT que tem direito a voto.




Fonte: Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202406/visualizar/