Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Agosto de 2007 às 07:02

    Imprimir


Representantes do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) reuniram-se nesta segunda-feira (27.08) com o presidente do TRT/MT, desembargador João Carlos Ribeiro de Souza, para propor parcerias nas áreas de educação e prevenção de acidentes.

Entre os campos de atuação conjunta sugeridos pelo diretor de Habilitação do Detran, André de Paiva Pinto, está a realização de ações para reverter uma situação comum nas estradas mato-grossenses: o uso de drogas por caminhoneiros com jornadas de trabalho excessiva. "Nosso Estado tem um grande número de motoristas profissionais, sendo que a maioria trabalha em sobrejornada colocando em risco as suas vidas e a de outras pessoas", enfatizou o diretor.

Ele falou de pesquisa realizada este ano com caminhoneiros que trafegam por Mato Grosso que revelou um dado alarmante: 30% desses profissionais fazem uso de cocaína ou anfetaminas (os chamados "rebites") para enfrentar extensas jornadas de trabalho. Os dados foram levantados a pedido do procurador do trabalho em Rondonópolis, Paulo Douglas Almeida de Moraes, e demonstram que ao se percorrer o trecho que separa a região sul de Mato Grosso até Campo Grande cruza-se em média com mil caminhões. "De acordo com o levantamento, pelo menos 300 desses veículos são dirigidos por profissionais sob o efeito da cocaína ou anfetaminas", reforçou.

O diretor do Detran informou ainda ao presidente do TRT da intenção da autarquia estadual de criar um certificado específico de carga segura, como forma de reconhecer as empresas socialmente responsáveis que respeitam, entre outras normas, a jornada de trabalho de seus motoristas.

O TRT foi convidado também a participar do projeto Guardião Estradeiro que, pelo terceiro ano, promove atividades e distribuição de material educativo, além de prestar informações às comunidades visitadas. Este ano as ações iniciaram em agosto e prosseguem em setembro. Nesta edição, já foram alvos do projeto os municípios de Nova Mutum, Sinop, Campo Verde e Barra do Garças. As próximas cidades a serem percorridas serão Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra, Cáceres e Sapezal.

O desembargador João Carlos, juntamente com assessores do TRT presentes à reunião, falou sobre a campanha interna de paz no trânsito iniciada com a escolha de frases para confecção de adesivos a serem distribuídos entre magistrados e servidores da Justiça do Trabalho em Mato Grosso.

Em seguida, enfatizou que parcerias nesta e em outras áreas sociais são bem-vindas, colocando os assessores do TRT à disposição do Detran.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209358/visualizar/