Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 25 de Agosto de 2007 às 11:58

    Imprimir


Representantes de produtores de soja do Brasil (principalmente Mato Grosso), Estados Unidos e Argentina instituíram a Aliança Internacional de Produtores de Soja (ISGA, na sigla em inglês). A formalização da entidade ocorreu esta semana em Cuiabá, durante a Bienal dos Negócios da Agricultura.

Juntos, os três países representam 90% da produção mundial da oleaginosa.

O objetivo dos produtores é trocar informações, tecnologia e trabalhar por melhores condições de comercialização da soja. "Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Soja (Facs), vamos apoiar o programa de divulgação e ampliação do mercado da soja na Índia, uma iniciativa que vem sendo feita com sucesso pelos americanos e à qual vamos nos envolver", disse o presidente recém-eleito da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira da Silva. Segundo dados da American Soybean Association (ASA), de 1996 a 2005 o consumo de soja na Índia cresceu 360%, sendo que ainda há potencial para mais expansão.

Na primeira reunião da ISGA, foi criado um grupo de trabalho formado por representantes da Aprosoja, da ASA e da Associação dos Produtores de Soja da Argentina (Acsa). A idéia é discutir que critérios de sustentabilidade podem ser adotados em escala internacional, considerando que as realidades do produtor de soja nos países são diferentes e que as legislações ambientais existentes não trazem as mesmas regras. A previsão é que a próxima reunião da ISGA ocorra em novembro, na Argentina.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209882/visualizar/