Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 24 de Agosto de 2007 às 11:46

    Imprimir


Os preços mundiais de exportação de trigo bateram recorde hoje, após terem altas bruscas de entre 10% e 15% em agosto devido a uma provisão muito próxima à demanda, segundo o boletim de agosto do Conselho Internacional de Cereais (IGC, em inglês).

Um forte encarecimento dos fretes das companhias marítimas de transportes de mercadorias elevou os custos para os importadores no momento da entrega.

Os preços da exportação de trigo chegaram hoje a US$ 287 por tonelada nos Estados Unidos e a US$ 342 por tonelada na Europa, devido à atual grande demanda de transporte de minerais, ao congestionamento nos portos do Pacífico e a um aumento da quantidade de cereais transportada.

Apesar do impacto do mau tempo do verão no hemisfério norte para as colheitas de trigo, principalmente para o rendimento e para a qualidade na Europa, os mercados se sustentaram em agosto graças à forte demanda dos importadores, que pretendiam garantir suas provisões diante das contínuas altas registradas no mundo todo.

Os preços dos cereais na Europa alcançaram novos níveis máximos em agosto, segundo o IGC, enquanto os preços de futuros nos Estados Unidos também subiram devido às fortes vendas para exportações, impulsionadas pelas más previsões de outros mercados.

O Conselho Internacional de Cereais advertiu em seu relatório que o encarecimento dos cereais afetará os preços das carnes de aves e de outros tipos de carne.

As perspectivas de produção de cereais para 2007 caíram em agosto a 1,653 bilhão de toneladas, 5 milhões a menos que o previsto em julho, mas 86 milhões de toneladas a mais que o registrado no mesmo período do ano anterior.

O IGC espera que o consumo seja de 1,67 bilhão de toneladas - 47 milhões de toneladas a mais que no ano passado -, dos quais 109 milhões, ou 6,5%, serão destinados à produção de biocombustíveis.

No caso do trigo, as previsões de produção foram revisadas em baixa, a 607 milhões de toneladas este ano, 7 milhões de toneladas a menos que o calculado em julho, enquanto as previsões de consumo para todo 2007 ficaram em 614 milhões de toneladas.

As perspectivas de consumo de milho para este ano chegaram ao número recorde de 755 milhões de toneladas, 8,5% a mais que há um ano.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210055/visualizar/