Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Agosto de 2007 às 16:21

    Imprimir


O Programa de Inclusão Digital, uma parceria entre a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e o Ministério da Educação (MEC), visa levar computadores para as escolas da rede estadual. O problema é que um incidente burocrático, ou problemas de comunicação entre os órgãos, criou uma situação inusitada: os computadores chegaram, mas as mesas, não.

Em Sinop, as escolas sofrem com a falta de infra-estrutura. "Nossos computadores estão encaixotados desde março", diz Anézio Bach, diretor da Escola Estadual Nossa Senhora da Glóia. Ele conta que a administração aguarda que técnicos dêem um parecer para a instalação do equipamento. "Até hoje a Seduc ainda não se pronunciou a respeito", afirma Bach.

Já a diretora Izilda de Lourdes Velasco Rabelo, diretora da Escola Estadual São Vicente, diz que as mesas finalmente chegaram, o problema agora é só conseguir as cadeiras. "Mas para não perdermos tempo, improvisamos com as da sala de aula. O ruim é que elas não são apropriadas e vai faltar assento para as aulas lá dentro".

A improvisação tem sido a arma dos diretores para driblar a demora na entrega dos materiais. Em Alto Paraguai, no médio norte do Estado, Mirtes Milene Rodrigues da Silva, diretora da Escola Clóvis Pinheiro, colocou os computadores em cima de mesas de escritório. "Não temos uma sala de informática, mas conseguimos dar aula. Claro que seria melhor com as mobílias e o ar condicionado que foi prometido, mas pelo menos os computadores estão funcionando". Em Tangará da Serra, a administração da Escola Pedro Taiano resolveu tirar as mesas do refeitório para servir de apoio às máquinas. "Melhor que ficar com o equipamento parado", conta um funcionário, que não quis se identificar.

Pela parceria entre Seduc e MEC, a Secretaria Estadual ficaria a cargo de entregar o mobiliário enquanto o Ministério se mobilizaria para fornecer os computadores. O secretário adjunto de Infra-estrutura Escolar, Ezequiel Ângelo Fonseca, diz que a Secretaria tenta contornar a situação. Segundo ele ocorreu um problema na comunicação entre os dois órgãos, o que acarretou na entrega dos computadores muito antes deles estarem preparados para entregar o mobiliário. "A princípio não estava determinada a data de chegada dos equpamentos pelo MEC, mas garantimos que até o final do ano todas as escolas da rede Estadual estarão devidamente equipadas".

Existem 647 escolas estaduais na rede pública de Mato Grosso. Destas, 420 já receberam os computadores do MEC e cerca de 100 apresentam algum problema de mobiliário - os dados são da própria Secretaria de Educação. Além de disponibilizar em toda a rede estadual os computadores até o final do ano, Fonseca diz ainda que o problema referente às mobílias será resolvido em, no máximo, 90 dias.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210617/visualizar/